Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Frio intenso na região Sul trará temperaturas de -10 °C a -15 °C nos próximos dias #boato

Frio intenso na região Sul trará temperaturas de -10 °C a -15 °C nos próximos dias #boato

Frio intenso na região Sul trará temperaturas de -10 °C a -15 °C, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Especialista afirma em vídeo que RS, SC, PR, MT e SP serão atingidos por uma onda de frio intenso que deve chegar a -15ºC

O outono chegou com tudo no Brasil, bagunçando as temperaturas e obrigando os brasileiros a tirarem os casacos dos guarda-roupas. É claro que muita gente não gostou nada da mudança brusca de temperatura.

Apesar disso, os amantes do friozinho comemoraram as temperaturas mais amenas. Mas bastaram alguns dias para o calor intenso voltar para a maioria das cidades. Entretanto, uma história que está circulando nas redes sociais aponta que essa situação vai mudar.

De acordo com a história, a região Sul brasileira irá enfrentar um frio intenso que deve baixar as temperaturas até -15ºC. Segundo a publicação, a média de temperatura deve ficar em torno de -10ºC, mas os pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como as serras, devem chegar aos -15ºC. O vídeo que acompanha a história também aponta que o governo canadense e americano teriam enviado o alerta ao Brasil para que o país se prepare. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Semana que vem vai ser feia a coisa. O governo canadense e o governo americano mandaram alertas de que a concentração de frio e a densidade pode atingir 850 hectopascais. Sabe o que isso quer dizer? Que a temperatura pode ficar abaixo dos -10ºC nos estados do sul do país. E nos pontos mais altos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pode ultrapassar a marca dos -15ºC. O alerta foi para que o poder público brasileiro, particularmente desses estados, que não está preparado para frios com essa intensidade preparem equipes de salvamento, montem infraestrutura. Por exemplo, o Morro da Igreja, em Santa Catarina, que é considerado o lugar mais frio do Brasil, temperatura pode ultrapassar a marca dos -15ºC. Isso é temperatura de Chicago nos inverno. É na semana que vem. É uma temperatura que queima a pele, congela. E como nós não estamos habituados aqui no Brasil, as pessoas precisam tomar cuidado, porque esse frio ele congela as extensões do corpo e você não sente. Você deixa de sentir as sensações do corpo e quando você se dá conta, gangrenou. Muita gente perde dedos dos pés, das mãos, não sente e nós não estamos habituados a isso. Então, gente, vamos se preparar. A previsão para Porto Alegre é temperaturas abaixo de 0, mas na serra a coisa vai ser muito grave. Vamos ficar atentos! Esse é outro alerta que a Metsul tá dando também e que veio lá das autoridades canadenses e americanas. Normalmente, nós temos frios intensos aqui que duram, no máximo, 72 horas. Dessa vez, vai durar mais. O frio vai atingir o Uruguai, a Argentina, vai atingir o oeste da Argentina, ou melhor, o leste da Argentina, o norte do Uruguai e o Brasil, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, o sul do Mato Grosso e parte de São Paulo vão ser atingidos. O epicentro, e é aí que eu me assusto, o epicentro será o Rio Grande do Sul”.

Frio intenso na região Sul trará temperaturas de -10 °C a -15 °C?

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente assustada com a possibilidade de um frio de tamanha proporção. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta das informações erradas, da falta de provas e pela origem da história.

Não é de hoje que fake news sobre o clima causam confusão na internet e deixam muitas pessoas em alerta. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a pior onda de frio dos últimos 100 anos chegará ao Brasil. Também a que indicava que a pior onda de frio desde 1955 está prevista para os próximos dias e, por fim, a que apontava que um alerta de frio extremo foi emitido no país e as temperaturas devem ser as mais baixas dos últimos 50 anos.

Ao analisar a história de hoje, percebemos que ela utiliza diversas informações falsas que já foram desmentidas em outra fake news por aqui. Na oportunidade, diversas pessoas compartilharam a história de um frio intenso que atingiria o Brasil e seria o pior dos últimos 100 anos.

Bem, a explicação de hoje não fica muito distante da explicação que demos no outro desmentido. Além da mensagem apresentar as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis, também não encontramos nenhuma informação sobre o assunto.

Se isso não bastasse, a Metsul, citada pela história, informou sobre uma previsão de temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. Entretanto, a previsão não mostra temperaturas negativas. Além disso, a Metsul também destacou que o frio deve chegar à região sudeste para amenizar o calor, trazendo chuva. Mas nada perto da marca de -10ºC.

Por fim, o vídeo que acompanha a história não é novo. As imagens circularam em julho de 2021 e fazem parte de um episódio de um programa de TV no Rio Grande do Sul. Desde então, tem sido usado para alertar a população sobre ondas de frio falsas.

Em resumo: a história que diz que um frio intenso deve atingir a região Sul do Brasil e trazer temperaturas entre -10ºC e -15ºC é falsa! O vídeo usado na publicação como prova da história é antigo e usa informações equivocadas. Ao procurar por mais informações sobre o assunto, nada encontramos. Um dos sites citados no vídeo até possui uma previsão de frio para a região Sul nos próximos dias. Entretanto, a previsão não aponta frio intenso, muito menos -10ºC. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso