Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fotos mostram brigadistas da ONG de Alter do Chão gastando dinheiro que ganharam da WWF e de DiCaprio #boato

Fotos mostram brigadistas da ONG de Alter do Chão gastando dinheiro que ganharam da WWF e de DiCaprio #boato

Fotos mostram brigadistas da ONG de Alter do Chão gastando dinheiro que ganharam da WWF e de DiCaprio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Brigadistas da ONG de Alter do Chão são flagrados gastando dinheiro e comemorando ação de incêndio que resultou em venda de fotos para a WWF e Leonardo DiCaprio.

As queimadas na Amazônia ganharam mais um capítulo no final de novembro de 2019. No dia 26, quatro brigadistas de Alter do Chão (PA) foram presos pela polícia civil, suspeitos de participarem de incêndios na região, em setembro. Porém, alguns dias depois, no dia 28 de novembro, os quatro brigadistas foram soltos. Segundo o delegado do caso, eles não representavam uma ameaça, o que não justificava a prisão preventiva.

Mas parece que esse caso ainda terá novos episódios. É isso o que diz uma postagem que está fazendo sucesso nas redes sociais. Segundo as fotos que acompanham a publicação, os brigadistas de Alter do Chão (PA) supostamente levariam uma vida bastante confortável e não teriam se intimidado em compartilhar os momentos. A postagem ainda aponta que as imagens mostrariam os brigadistas comemorando após receberem dinheiro da WWF e de Leonardo DiCaprio. Confira:

*”Amigos, olhem a vida humilde que os vagabundos incendiários das ONGs de Alter do Chão-PA, levavam! Além dos R$ 300 Mil recebidos no “combate” às chamas, venderam fotos de incêndios por R$ 570 Mil, para WWF e Leonardo di Caprio! A verdade sempre aparece!”*

Fotos mostraram brigadistas da ONG de Alter do Chão gastando dinheiro que ganharam da WWF e de DiCaprio?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As imagens viralizaram nas redes sociais e chamaram a atenção de muitos brasileiros. Mas será que as fotos realmente mostram os brigadistas de Alter do Chão comemorando com o dinheiro recebido da WWF e de DiCaprio? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Uma rápida análise nas fotos, de fato, mostra um momento de comemoração. Entretanto, afirmar que as imagens mostram uma vida luxuosa é forçar a barra. Não conseguimos identificar nenhum elemento que comprove a tal “vida luxuosa”. Não existe um carro de luxo, um iate ou uma viagem paradisíaca.

A história que embasa a tese, por si só, também é bastante confusa (e cheia de informações falsas). O primeiro ponto seria o próprio registro das fotos. Se alguém realmente estivesse comemorando um dinheiro ilícito, é claro que não iria gerar tantas fotos, no caso, provas. Além disso, logo após a soltura, os quatro brigadistas concederam uma entrevista coletiva onde desmentiram fake news sobre o caso.

De acordo com eles, os brigadistas nunca receberam dinheiro de Leonardo DiCaprio e a única relação deles com a WWF-Brasil foi um contrato de parceria técnico-financeira para a compra de equipamentos para voluntários. A falta de provas que sustentem as afirmações feitas na publicação também são um indício de que a história seja falsa.

Além de tudo, apesar do delegado da Polícia Civil ter feito a acusação contra os quatro brigadistas, há diversas dúvidas em relação às provas, como o conteúdo das conversas grampeadas dos brigadistas.

Nessa situação toda, o delegado responsável pela investigação foi substituído e os brigadistas voluntários soltos. Além disso, o próprio ator Leonardo DiCaprio também desmentiu que tenha feito qualquer doação à ONG acusada.

Por fim, as fotos utilizadas na publicação não são atuais. Após uma checagem, a Agência Lupa descobriu que todas as fotos foram retiradas do perfil de um dos acusados, Daniel Govino, entre os anos de 2013 e 2017. As imagens mostram momentos de comemoração entre os amigos de Daniel, antes da brigada ser formada, em 2018.

Em resumo: a história que diz que brigadistas aparecem em fotos comemorando a doação de dinheiro da WWF e de DiCaprio é falsa! As fotos, na verdade, são antigas e foram feitas antes da criação da brigada. Ou seja, não mostram festa com o dinheiro da WWF e de DiCaprio. Por fim, não há provas que os brigadistas venderam fotos para a WWF ou DiCaprio. Sendo assim, apenas mais uma balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2rJGq2y