Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Flagra mostra onça Juma depois de ser morta por Exército #boato

Flagra mostra onça Juma depois de ser morta por Exército #boato

Boato – Flagra mostra como ficou a onça Juma, que participou da cerimônia da Tocha Olímpica depois de ser abatida pelo Exército.

Sem dúvida, um dos momentos mais tristes da passagem da Tocha Olímpica aconteceu neste dia 20 de junho. Após ser utilizada durante a cerimônia em Manaus, uma onça fugiu de uma jaula do Centro de Instrução de Guerra da Selva (Cigs), tentou atacar um militar e foi morta. De acordo com especialistas, houve imprudência em superexpor Juma, que era mascote do local.

Com toda razão, a história se tornou um viral em redes sociais. Entre as postagens que falaram sobre a morte de Juma chamou atenção o fato de uma imagem de uma onça após ter sido morte ser utilizada para ilustrar os textos. Leia um dos posts que usou a imagem:

Este é o Brasil, lar da onça pintada, espécie ameaçada de extinção. Esta é Juma. De coleira, foi obrigada a posar para fotos junto à Tocha Olímpica. Após todas as fotos tiradas, foi morta a tiros por se negar a entrar novamente na jaula.

Foto de onça Juma morta circula na internet?

A história, como falamos já é triste por si só. Mas será que a foto do animal morto é mesmo de Juma? Na realidade, não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Até o momento, não foram divulgadas fotos de Juma após ser abatida pelo Exército. Esperamos inclusive que fotos não sejam divulgadas. A imagem que circulam do animal morto é de outro da espécie.

Em 2013, uma onça foi atropelada na estrada entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR). De acordo com o Ibama, o animal foi recolhido para que fosse evitada a comercialização de sua pele. Depois que foi recolhida, percebeu-se que ela teria levado um tiro (provavelmente de um caçador de peles).

Resumindo: a história de Juma é real (muita gente questionou isso ao Boatos.org). Porém, a foto que circula de uma onça morta não é do animal que participou da cerimônia da Tocha Olímpica. Claro que nada disso tira o peso da história.