Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ford desiste de fechar fábricas e não vai mais sair do Brasil #boato

Ford desiste de fechar fábricas e não vai mais sair do Brasil #boato

Ford desiste de fechar fábricas e não vai mais sair do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O senador Jaques Wagner anunciou após, uma reunião entre a Ford e Paulo Guedes, que a montadora desistiu de fechar fábricas no Brasil e não vai mais sair do país.

O anúncio de fechamento de fábricas da Ford no Brasil caiu como uma bomba para a equipe econômica do governo, investidores e, principalmente, trabalhadores que temem ficar desempregados. Porém, dois vídeos estão trazendo esperanças para muita gente.

Um dos vídeos é de um youtuber que apoia o presidente o Jair Bolsonaro. Na filmagem ele afirma que a Ford não vai mais sair da Bahia. No vídeo, ele diz que, após uma reunião de Paulo Guedes, a Ford teria desistido de deixar o país. No final, ele repete “parabéns” ao Ministro da Economia e equipe econômica. Leia transcrição:

Confira o desmentido em vídeo:

Boa noite. Exclusivo. Estou muito feliz em dar essa notícia. Acabou de acontecer uma reunião com o ministro da Economia Paulo Guedes para falar sobre a Ford na Bahia. A Ford anunciou que iria sair do país deixando mais de 5 mil vagas de emprego. Pois bem, a nossa equipe econômica do Brasil conseguiu reverter a situação, permanecendo com os incentivos e trazendo uma proposta para que a Ford permaneça no Brasil, conforme seu compromisso que é até 2025, 2036, salvo engano. Então, parabéns ao nosso ministro Paulo Guedes.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Parabéns à equipe econômica. O Brasil oferece as melhores condições, obviamente, devem ser condições justas para que o mercado receba indústrias de todo o mundo. Parabéns mais uma vez ao Paulo Guedes, parabéns mais uma vez à equipe econômica. Parabéns com os empregados da fábrica que vão continuar com seus empregos. Uma boa notícia. Forte abraço a todos.

O outro vídeo é do senador pelo PT Jaques Wagner. Na filmagem, ele aponta que terminou de falar com Paulo Guedes e dá a informação de que a Ford permanecerá no Brasil até 2025. Este vídeo (em algumas versões compartilhado sozinho, em outras com o primeiro vídeo citado) é acompanhado de uma mensagem em defesa ao presidente Jair Bolsonaro. Leia a mensagem e veja a transcrição:

Mensagem: URGENTE: A FORD NÃO SAIRÁ MAIS DO BRASIL, NOSSO SUPER MINISTRO RESOLVEU O PROBLEMA. – AINDA OBRIGOU AO PETISTA JACQUES WAGNER A DAR A NOTÍCIA. Compartilha galera pois até ontem a esquerda maldita tava culpando nosso presidente sem dor….certa o dedo no joinha é espalha pro mundo quer nosso presidente tem compromisso com o Brasil

Transcrição: A boa notícia para nós baianos boa notícia governador Rui. Acabamos sair da reunião aqui, o ministro Paulo Guedes três senadores, vice-governador. E ele garantiu que não há nenhuma ameaça aos incentivos que foram dados, comprometidos com a Ford até 2025

Evidentemente, eles querem uma solução para a questão São Paulo mas que a Bahia não entra nessa conta. Então, repito a Ford tem mantido o compromisso do governo brasileiro e do Governo da Bahia até 2025 dos incentivos fiscais. Boa notícia Rui, boa notícia trabalhadores da Ford, boa notícia para Bahia. Em abraço. Estamos saindo agora. Quentinha essa notícia.

Ford desistiu de fechar fábricas e não vai mais sair do Brasil?

Os vídeos e as mensagens em questão circularam com muita força em redes sociais. Porém, não é verdade que a Ford desistiu de fechar as fábricas no Brasil. Pelo menos em relação a montadoras (porque as vendas continuarão), a Ford vai, sim, deixar o Brasil.

O que houve foi uma confusão com o vídeo de Jaques Wagner. Ele é, na realidade, de março de 2019. Na ocasião, ele informou, por vídeo (e mensagem no Facebook), que Paulo Guedes garantiu que a fábrica da Bahia permaneceria aberta. 

O próprio Jaques Wagner, depois que o vídeo antigo começou a circular na internet (e foi utilizado, inclusive, no outro vídeo citado), desmentiu que a Ford tenha “desistido de sair do Brasil”. Veja o que ele escreveu em redes sociais:

Circula nas redes um vídeo antigo, de março de 2019, no qual relato reunião com o ministro da Economia em que ele garantiu a continuidade dos subsídios federais para a Ford Brasil na Bahia até 2025. A situação hoje, quase 2 anos depois, é outra. O cenário é de absoluto desamparo do setor industrial brasileiro e da total falta de providências do governo federal diante da fuga de empresas e da destruição do mercado interno. Nossa prioridade é estarmos juntos com o Governo da Bahia buscando soluções que garantam a manutenção dos empregos e para amparar os trabalhadores da Ford, uma vez que com o governo federal não dá pra contar.

Pelo que tudo aponta, não há qualquer movimento da Ford em relação a voltar atrás no fechamento das fábricas no Brasil. O último comunicado oficial da empresa é sobre a “reestruturação e encerramento de operações de manufatura no Brasil”. Ou seja: pelo menos até agora, a Ford não “desistiu” de sair do Brasil.

Resumindo: o vídeo do senador Jaques Wagner que está sendo utilizado em mensagens e até em outros vídeos que aponta que a Ford não vai mais sair do Brasil é antigo. Ele retrata outra situação e a realidade mostra que a montadora deve mesmo fechar as fábricas no país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy