Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Filho concreta pai de 68 anos para usar aposentadoria #boato

Filho concreta pai de 68 anos para usar aposentadoria #boato

Filho concreta pai de 68 anos para usar aposentadoria, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em São Paulo, um filho concretou o pai de 68 anos para usar a aposentadoria dele. Vídeo mostra policiais retirando idoso do local.

O que não faltam na internet são histórias que se utilizam de vídeos retirados do contexto para viralizar. A última que viralizou por aí “denuncia” um suposto maltrato por parte de um filho de um idoso de 68 anos.

Um vídeo que mostra policiais retirando o senhor de um “buraco” está acompanhando de mensagens que apontam que ele teria sido colocado lá pelo próprio filho e que a intenção do criminoso seria ficar com a aposentadoria do pai. Leia a mensagem que circula online:

*Inacreditável: filho “concreta” o próprio pai de 68 anos, para usar aposentadoria; veja vídeo* Um vídeo inacreditável está circulando nas redes sociais na tarde desta terça-feira (8). Acontece que um homem não identificado, ‘concretou’ o próprio pai idoso, para ficar usando o dinheiro da aposentadoria dele.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ainda de acordo com informações, o filho ameaçava o idoso e o alimentava com pedaços de pão, para que ele se mantivesse vivo, mesmo preso em baixo da grossa camada de concreto feita pelo filho. Questionado pela família, onde estaria o senhor, ele dizia que o pai havia sumido. Dias se passaram, o homem foi denunciado. A polícia de São Matheus estado de São Paulo foi até o local e ele confessou o crime.

Filho concretou pai de 68 anos para usar aposentadoria dele?

A história, chocante, circulou com muita força na internet e foi até publicada por sites de notícias de veículos de comunicação do interior. Felizmente, ela não procede. Não tem nada de “idoso sendo concretado pelo filho”.

Como falamos, notícias falsas de vídeos retirados de contexto são comuns na internet. Já desmentimos denúncias falsas sobre uma “enfermeira demitida na Bahia”, contra a “filha de José de Abreu”, sobre saques em São Vicente por causa da quarentena e outros. Assim como nos outros casos, o vídeo nada tem a ver com a descrição e a história é falsa.

A nossa checagem começou com a marca d’água presente no vídeo que viralizou. Ela é da página do deputado federal Coronel Tadeu. E, na postagem original, não havia qualquer menção ao “filho que concretou o pai”. Apenas um elogio aos policiais. Nos comentários da publicação, vimos links que falavam o que de fato ocorreu.

Na realidade, o senhor em questão caiu em um fosso e ficou dois dias sem água e alimento. Vizinhos escutaram os gritos dele e chamaram a polícia. O senhor foi resgatado a 30 metros do local que caiu. Matérias do SBT, Record e Yahoo! trataram do assunto. Em nenhum dos casos foi dada a informação de que o homem foi “concretado” pelo filho.

Resumindo: a história que aponta que um idoso foi concretado pelo filho que queria ficar com a sua aposentadoria é falsa. O vídeo, na realidade, mostra um resgate ocorrido após um senhor cair em uma fossa e não tem nada a ver com a história que está circulando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK