Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fiat perdeu 2 milhões de clientes após demissão de Maurício Souza #boato

Fiat perdeu 2 milhões de clientes após demissão de Maurício Souza #boato

Fiat perdeu 2 milhões de clientes após demissão de Maurício Souza, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após demissão do jogador de vôlei Maurício Souza do Minas, a Fiat perdeu 2 milhões de clientes. 

Na última semana, o jogador de vôlei Maurício Souza se envolveu em uma polêmica após fazer uma publicação de cunho homofóbico em suas redes sociais. Na oportunidade, ele criticou a decisão da DC Comics, após a empresa anunciar que Jon, o filho do Super-Homem, será bissexual.

A posição do jogador de vôlei causou indignação nas redes sociais e entre os alguns patrocinadores do Minas Tênis Clube (equipe que Maurício Souza defendia). Especialmente, porque após a repercussão do caso, o clube não tomou nenhuma atitude. Após a pressão da Fiat e da Gerdau, dois patrocinadores da equipe, o Minas exigiu um pedido de retratação do jogador e demitiu o atleta.

E de acordo com uma história que começou a circular nas redes sociais, parece que a decisão da Fiat teve um impacto negativo na popularidade da empresa. Segundo as publicações, depois do caso, a Fiat teria perdido 2 milhões de clientes após o jogador Maurício Souza ser demitido do Minas Tênis Clube. Ainda segundo a história, o número de clientes perdidos pela Fiat viria do número de novos seguidores de Maurício,. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “QUEM LACRA, NÃO LUCRA! A Fiat perdeu milhões de clientes após atacar Mauricio Souza. Ch*pa que a cana é Doce!!!”. Versão 2: “PREJUÍZO. FIAT PERDE 2 MILHÕES DE CLIENTES APÓS ATACAR MAURÍCIO SOUZA”.

Fiat perdeu 2 milhões de clientes após demissão de Maurício Souza?

A informação repercutiu nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter e deixou muitos conservadores e bolsonaristas animados. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta das inúmeras fake news sobre o caso e os números apresentados pela Fiat até então.

Desde que o jogador de vôlei Maurício Souza fez a declaração homofóbica e intolerante em suas redes sociais, os disseminadores de desinformação não descansaram. No dia 2 de novembro de 2021, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história muito parecida com a de hoje. Na ocasião, uma história apontava que a Fiat teria perdido 100 milhões em vendas, após o caso de Maurício Souza, e a matriz italiana teria pedido explicações.

Como deixamos bem claro naquela oportunidade, isso não aconteceu. Primeiro, porque até o final de outubro de 2021, a Fiat havia vendido quase 365 mil unidades de veículos no país. Com isso, a Fiat fechou o mês de outubro de 2021 como a montadora que mais vendeu veículos no Brasil. Segundo, porque se a Fiat vendeu cerca de 365 mil carros no ano, como ela perderia centenas de milhões em poucos dias? A teoria carece de lógica e não faz o menor sentido.

Se isso não bastasse, não existem provas de que o ganho de seguidores de Maurício Souza signifique a perda de clientes da Fiat. Na realidade, essa afirmação não passa de uma relação de causa e consequência sem provas e sem muito. Não é possível assegurar que uma garanta a outra. Isso só seria possível se realizassem uma pesquisa entre os clientes da Fiat com perguntas específicas sobre o motivo que os teriam levado a abandonar a marca.

Por fim, mas não menos importante, temos uma prova que mostra o contrário. De acordo com a análise de redes sociais, o número de seguidores da Fiat, no Instagram, continua estável nos últimos dias.

Resumo: a história que diz que a Fiat perdeu 2 milhões de clientes, após pressionar pela demissão de Maurício Souza é falsa! Ao procurar por mais informações na internet, descobrimos que a Fiat é a montadora que mais vendeu veículos no país, em outubro de 2021. Além disso, de acordo com a análise do Instagram da empresa, é possível ver que o número de seguidores da Fiat se manteve estável. Por fim, as afirmações da história de hoje partem de relações de causa e consequência que não possuem provas e não têm nexo. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: