Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fevereiro tem 4 domingos, 4 segundas, 4 terças etc. uma vez a cada 823 anos #boato

Fevereiro tem 4 domingos, 4 segundas, 4 terças etc. uma vez a cada 823 anos #boato

Fevereiro tem 4 domingos, 4 segundas, 4 terças etc. uma vez a cada 823 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Neste ano, fevereiro será um “mês exato” e terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, e 4 sábados. Isso só acontece a cada 823 anos.

Estava demorando, mas chegou. Se você pensa que estou falando da vacina, está enganado. Estou falando de uma velha corrente que “aponta” para um mês mágico que só ocorre a cada 823 anos. Desta vez, a “mágica” seria no mês de fevereiro de 2021.

De acordo com o texto que está se espalhando por redes sociais, fevereiro de 2021 terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, e 4 sábados. Até aí tudo bem. A questão é que a mensagem aponta que isso só acontece a cada 823 anos. Em alguns casos, é dito que o fenômeno se chama MiracleIn. Em outros é dito que “ E significa boas mudanças”. Leia a mensagem que circula online:

Esse ano fevereiro, o mês exato, terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, e 4 sábados. Os 28 dias do ciclo lunar completo, e com igualdade entre os dias da semana. Isso só acontece a cada 823 anos. sso é chamado de MiracleIn. E significa boas mudanças.

Fevereiro tem 4 domingos, 4 segundas, 4 terças etc. uma vez a cada 823 anos?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A história circulou muito em redes sociais e até deve ter enganado os mais distraídos. Agora, se você é um desses “distraídos”, temos uma notícia: é fato que fevereiro terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, e 4 sábados. Mas não é fato que isso aconteça apenas a cada 823 anos.

Não precisamos nem verificar na internet para ver que se trata de uma balela. Bastou usar a lógica. Fevereiro (com exceção dos anos bissextos) tem exatamente 28 dias. Uma semana tem sete dias. Logo, o mês sempre (com exceção dos anos bissextos) terá quatro domingos, quatro segundas e quatro dos outros dias da semana. Ou seja: é um “fenômeno” que ocorre três vezes a cada quatro anos e não a cada 823 anos.

Vale dizer que esse papo de um mês será “mágico” a cada 823 anos não é novo no Boatos.org. Já fizemos desmentidos relacionados aos meses de julho (aqui e aqui), setembro e dezembro. Ou seja: o papo (seja com MiracleIn ou boas mudanças) é falso.

Resumindo: a história que aponta que apenas a cada 823 anos o mês de fevereiro tem 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, e 4 sábados é falsa. Trata-se de um tese (bem tosquinha) que cai na primeira olhada com mais atenção.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK