Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fábrica de mendigos no Rio de Janeiro é descoberta #boato

Fábrica de mendigos no Rio de Janeiro é descoberta #boato

Fábrica de mendigos no Rio de Janeiro é descoberta, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a descoberta de uma fábrica de mendigos no Rio de Janeiro. Pessoas compram um kit para faturar algum dinheiro com a bondade dos outros.

Infelizmente, a pandemia e outras coisas mais estão fazendo com que o Brasil passe por uma crise econômica que há algum tempo não se via. Isso acarretou no crescimento das pessoas em situação de rua no país. No meio disso, um vídeo tem voltado a fazer sucesso na internet.

Nas imagens há uma suposta denúncia de que uma “fábrica de mendigos” foi descoberta no Rio de Janeiro. Nas imagens, é dito que pessoas comprariam um “kit mendigo” para sair pedindo dinheiro nas ruas da capital fluminense. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Fábrica de mendigos é descoberta no Rio de Janeiro Versão 2: FÁBRICA DE MENDIGOS, SÃO MESTRES NA PRÁTICA DE ENGANAR! Versão 3: Gente o Brasil não é para amadores! Fábrica de mendigos? Inclusive com crianças à disposição para acompanhar os falsos mendigos!

Fábrica de mendigos no Rio de Janeiro foi descoberta?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou muito para a história se espalhar, em 2021, na internet. Porém, a mensagem não procede. Trata-se de uma fake news desmentida em 2017 referente a um vídeo satírico criado anos antes. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito a respeito do assunto. Aproveite e veja o vídeo original:

A reportagem acima do telejornal JS nada mais é que uma brincadeira do programa Sensacionalista, que era transmitido no canal Multishow. E o diferencial do Sensacionalista era justamente esse: o programa fazia escárnio das situações mais variadas e criava histórias absurdas. Ah, e os verbos estão no passado por uma razão lógica, o programa foi encerrado e não é mais apresentado.

Aliás, não é a primeira vez (provavelmente não será a última) que as pessoas compartilham reportagens do Jornal Sensacionalista como verdadeiras. Aqui no site já esclarecemos, por exemplo, a história da professora que cometeu um crime de propósito para ficar presa e descansar. Obviamente também era uma piada.

Portanto, estejam atentos porque os conteúdos do Jornal Sensacionalista são falsos e isso é proposital. A proposta do veículo era essa. Brincar assumidamente com as notícias não é boato, mas repassar esse tipo de conteúdo fazendo crer que tudo é verdade, isso é. Então atenção para não serem os boateiros ou os ignorantes de hoje.

Resumindo: é falsa a informação que aponta para a criação de uma fábrica de mendigos no Rio de Janeiro. Na realidade, o vídeo que está circulando na internet é de um programa de TV satírico e ligado ao site O Sensacionalista (que só publica notícias do gênero).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: