Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exército da Venezuela invadiu Roraima, diz notícia falsa

Exército da Venezuela invadiu Roraima, diz notícia falsa

Boato – Exército da Venezuela invadiu duas cidades de Roraima. O fato é ocultado pela mídia e governo brasileiro.

Na mesma semana em que um discurso do presidente Evo Morales falando sobre o governo brasileiro que gerou uma história de ameaça ao território brasileiro, um informação que o exército da Venezuela já teria começado a invasão ao Brasil. Isso teria acontecido em duas cidades de Roraima.

Cidade de Roraima foi invadida por venezuelanos, diz notícia falsa
Cidade de Roraima foi invadida por venezuelanos, diz notícia falsa

O texto foi publicado no site Blasting News e se espalhou por sites voltados aos militares brasileiros. O texto, que pode ser lido abaixo, também diz que Dilma e Lula estão escondendo o fato por serem simpáticos ao governo venezuelano. Também diz que a informação surgiu extraoficialmente de militares. Leia:

EXÉRCITO DA VENEZUELA INVADIU TERRITÓRIO DE RORAIMA Invasão do território de Roraima é fato ocultado pelo governo da população brasileira. Cidade de Roraima invadida pelos venezuelanos 2 Cidade de Roraima invadida pelos venezuelanos

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Um fato de extrema gravidade esta acontecendo em nosso país. Segundo informações repassadas por militares do Exército Brasileiro, de modo extra oficial, “O território brasileiro está sendo invadido pelo exército venezuelano.” afirma, um militar do nível S2.  “O exército venezuelano invadiu o nosso território brasileiro e ninguém foi informado”, completou o militar. Isto constitui um fato da mais alta gravidade e que o senhor Lula e a presidente Dilma Rousseff tem conhecimento deste grave fato.  

A invasão de um território de um país, por outro país constitui um fato grave e é fator determinante para que se acione as forças armadas para reagirem prontamente a este crime.  O fato já vem acontecendo há algum tempo, porém, nunca foi noticiado na imprensa principal como deveria ser. A primeira vez que isto ocorre é neste espaço. As informações obtidas são extra oficiais, pois nunca foi autorizado pelas autoridades oficias, a divulgação deste fato grave, o que seria suficiente para provocar uma reação em cadeia por parte de toda a sociedade.

Segundo os informantes da farda, o que está acontecendo constitui atos que devem ser tratados como um assunto de guerra. A intenção do exército venezuelano é instaurar o regime comunista nos países vizinhos e aumentar a influência de seu regime de governo. “O que é mais escandaloso, é que as autoridades sabem do fato” – afirma o mesmo. Segundo o código militar brasileiro, isto constitui traição à pátria e é passível de punição com a morte capital, caso seja instaurado um tribunal de guerra.” Existe um movimento de reação em curso. Já se cogita, nos meios militares em se convocar os reservistas, caso seja preciso pegarmos em armas para defender o nosso território”, ressalta o militar. “O Brasil está marchando para uma guerra civil”, completou.

O texto é gigantesco, mas muito do conteúdo que cortamos é redundante. Aliás, redundante e falso. Vamos aos fatos: o primeiro é que faltam detalhes importantes até para fazermos a checagem das informações do texto.

O primeiro e mais importante deles é: quais foram as duas cidades invadidas pelos venezuelanos? Essa é apenas uma das informações que faltam no texto. Tentamos descobrir quais são as cidades citadas pelas fotos que acompanham a matéria. Fazendo uma checagem, chegamos à cidade de Boa Vista.

Com isso, resolvemos verificar se há invasão venezuelana no principal jornal do estado: a Folha de Boa Vista. Só achamos uma matéria falando do exército venezuelano, que está na Venezuela.

Para reforçar a informação de que se trata de um boato (para além da questão das outras informações vagas como, por exemplo, quem do Exército fez a denúncia), há o caráter da fonte da informação.

Para quem não sabe, o site Blasting News é um site de conteúdo colaborativo. Ou seja, quem entra no site e se cadastra publica o que quiser. Ou seja, a notícia pode chegar sem apuração nenhuma e esse foi o caso da história. Com isso, podemos falar com toda a certeza que é falsa a história de que o exército da Venezuela está invadindo o Brasil.