Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > EUA concede asilo político para Allan dos Santos #boato

EUA concede asilo político para Allan dos Santos #boato

EUA concede asilo político para Allan dos Santos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após ir para os EUA, depois de ser investigado em dois inquéritos no Brasil, Allan dos Santos ganha asilo político nos EUA. 

O nome do bolsonarista Allan dos Santos foi um dos mais comentados ao longo de 2020. Ele passou a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das fake news e no inquérito que investiga ataques à democracia, às instituições e aos ministros da Corte.

E após a realização de operações por parte da Polícia Federal, Allan dos Santos comunicou em uma transmissão ao vivo que havia deixado o país, em julho de 2020. O destino de Allan dos Santos foi os Estados Unidos. Entretanto, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão e extradição do blogueiro em outubro de 2021. Hoje ele é considerado foragido da polícia brasileira.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, após toda essa situação, o governo dos Estados Unidos teria concedido asilo político para Allan dos Santos. Segundo a publicação, o ministro Alexandre de Moraes estaria usando seu cargo público para cometer perseguição política. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Urgente: governo dos EUA concede asilo político para o jornalista Allan dos Santos e humilha Alexandre de Moraes Recebemos informações de que o governo dos EUA concedeu asilo político para o jornalista Allan dos Santos. O jornalista é perseguido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes que usa o STF para impor a ditadura da toga a todos que são contra o sistema jurídico do Brasil”.

Versão 2: “GOVERNO AMERICANO CONCEDE ASILO POLÍTICO PARA ALLAN DOS SANTOS. já podemos pedir o impeachment de Alexandre de Moraes por usar seu cargo público para perseguição política ou isso também será ignorado ????”. 

EUA concede asilo político para Allan dos Santos?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e no WhatsApp. Apesar disso, a informação não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas, da origem da história e de uma declaração do próprio Allan dos Santos.

Ao ler a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto. Entretanto, a informação não foi encontrada em nenhuma fonte confiável. A história até chegou a ganhar certa credibilidade após um comentário do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, em um grupo privado. Porém, o próprio Weintraub desmentiu a informação.

Segundo ele, o comentário falava sobre um possível pedido de asilo político por parte de Allan dos Santos. Porém, de acordo com Weintraub, o comentário foi apenas uma suposição.

Se isso não bastasse, até o próprio Allan dos Santos também desmentiu a história. Por meio de um canal do Telegram, ele afirmou que a informação não procede Além disso, ressaltou aos seus seguidores que as informações falsas podem prejudicar sua situação. Após a explicação, um de seus seguidores tocou no assunto e o  Allan dos Santos voltou a afirmar que nunca havia dito que teria ganhado asilo político nos EUA.

Em resumo: a história que diz que o governo dos EUA concedeu asilo político a Allan dos Santos é falsa! Por meio de um canal do Telegram, ele classificou a notícia como mentira e afirmou que histórias falsas podem prejudicar sua situação. Por fim, ele também afirmou que nunca disse nada sobre um suposto asilo político nos EUA. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: