Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Estudante de biologia é preso após fazer cruzamento de maconha com morango #boato

Estudante de biologia é preso após fazer cruzamento de maconha com morango #boato

Boato – Estudante de biologia é denunciado por fazer o cruzamento da maconha com morango. Jovem foi preso após apresentar a experiência. 

O contingenciamento de 30% das verbas destinadas à universidades e institutos federais foi o estopim para a crise no Ministério da Educação, que já se prolongava há meses. De lá pra cá, diversos boatos surgiram sobre o assunto. O caso de hoje envolve um estudante e maconha.

Circula na internet a “notícia” de que um estudante de biologia foi preso após fazer o cruzamento de maconha com morango. De acordo com as informações do texto, o estudante teria apresentado a pesquisa durante a realização de uma aula prática. Leia trechos:

“Estudante de biologia é denunciado por fazer o cruzamento da maconha com morango.” Jovem apresentou o resultado de sua experiência numa aula prática. A planta híbrida que resultou numa espécie de Cannabis que produz morangos está dando o que falar nos corredores da faculdade. O estudante, amante das plantas, afirmou não ser usuário de maconha: “Eu nunca fumei nem um sopro, mas achei interessante fazer esta espécie, pensei que seria uma boa ideia combinar maconha com morango“.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O professor surpreendido foi imediatamente ao diretor após a apresentação do projeto e a Universidade, que não queria o nome envolvido, decidiu denunciar o aluno às autoridades. A polícia apreendeu a planta, mas teve dificuldades com os alunos, que tentaram impedir. “Alguns dos meus companheiros de equipe ficaram loucos, queriam cortar algumas folhas para obter outros híbridos, mas a polícia chegou muito rápido, eu só espero que a justiça seja piedosa comigo, eu não sou um criminoso ou um viciado em drogas, eu só sou um estudante brincando um pouco de ser Deus”.

Estudante de biologia foi preso após fazer cruzamento de maconha com morango?

A publicação causou muito burburinho nas redes sociais. Mas será mesmo que o estudante de biologia foi preso após fazer o cruzamento de maconha com morango. A resposta é não. Entenda os porquês.

Vamos lá! Para começo de conversa, a publicação segue aquele velho enredo de boatos online: vaga (não diz em qual universidade ou sequer o nome do estudante), alarmista e não cita fontes confiáveis. Ao buscar mais notícias sobre o cruzamento, não encontramos nada sobre o assunto.

Ao observar a imagem, encontramos o selo “Hay Notícia”. Isso foi o suficiente para deixar uma pulga atrás da orelha. Não é para menos, afinal de contas, o site espanhol já foi utilizado como fonte de outras notícias falsas, como na história do trapezista que defecou em cima de 23 espectadores em um circo.

Com isso, resolvemos buscar pela matéria. De fato, o texto foi publicado no Hay Notícia. E, de cara, o site falava “no son reales pero si divertidas”. Ou seja, claramente um site de fake news.

Mais uma googlada e encontramos outro detalhe. A história foi desmentida pelo Snopes (site gringo de fact checking). No texto, o Snopes informou que a edição da imagem foi realizada em uma foto da cannabis e que antes de ser publicada no Hay Notícia, a história também foi divulgada pelo site satírico “There is News”.

Resumindo: nenhum estudante de biologia foi preso após fazer cruzamento de maconha com morango. A história é falsa e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.