Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Embraer pede, em vídeo, intervenção militar no Brasil #boato

Embraer pede, em vídeo, intervenção militar no Brasil #boato

Embraer pede, em vídeo, intervenção militar no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Embraer resolveu, em vídeo, pedir a intervenção militar por meio de um vídeo em que reclama dos impostos do Brasil e dos políticos.

É sempre a mesma coisa. Quando a direita brasileira se vê ameaçada no jogo político (como no caso da CPI da Covid), mensagens falando sobre um golpe militar começam a circular na internet. E uma delas é figurinha mais do que carimbada. Trata-se de um vídeo atribuído à Embraer.

De acordo com mensagens que circulam online, a Embraer teria gravado um vídeo no qual pede a intervenção militar no Brasil. Junto com imagens da empresa, as legendas no vídeo reclamam dos impostos no país, dos políticos e dos preços dos combustíveis. Leia algumas das mensagens que circulam online, a transcrição das legendas e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: O recado tá dado tb pela EMBRAER: O poder emana do povo! Qdo vamos retomar o Brasil! Vamos ver que o face vai fazer c/ esse vídeo ele 3:41 no total, vamos ver se não cortarão o final onde está o recado mais importante! Versão 2: EMBRAER. VÍDEO DE CORAGEM- MEU BRASIL VARONIL Versão 3: Coragem da EMBRAER em fazer e postar este vídeo . Uma chamada daquelas à todos nós brasileiros !

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: Brasil. Os impostos mais caros do mundo. Os juros mais altos do mundo. Os pedágios mais caros do mundo. Os automóveis mais caros do mundo. O combustível mais caro do mundo. A energia mais cara do mundo. Os políticos mais caros do mundo. Os políticos mais corruptos do mundo. O país onde mais se mata policiais. Embraer, 3ª maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e Airbus. Desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em um ranking com 51 países.

Não temos muito motivo para orgulho. Até quando vamos permitir que esses políticos continuem no poder? Até quando continuaremos nesta passividade? Porque esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso BRASIL. Que futuro nós desejamos para nossos filhos e netos? BASTA. O Brasil só pode contar com você! O que você pode fazer pelo Brasil? Todo poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil. Junto seremos mais fortes. Embraer. Brasil.

Embraer pede, em vídeo, intervenção militar no Brasil?

Não é a primeira vez que tratamos desse assunto aqui no Boatos.org. E assim como nas outras oportunidades, em 2017 e 2020, cá estamos para falar que a informação que aponta que a Embraer gravou o vídeo em questão é falsa. Como os desmentidos de outro valem para hoje, relembre o que escrevemos:

Já no primeiro olhar, desconfiamos muito de que se trata de um comercial feito pela empresa. Além de se tratar de um vídeo com qualidade estética distante de um comercial de uma empresa bilionária, há erros de português na mensagem (como o “porque” junto quando deveria ser “por que”) e de pontuação. Com certeza, não teríamos erros assim em um vídeo oficial da Embraer.

Vale dizer também que há muitas informações estatísticas que estão erradas na mensagem. Só para citar algumas: a Embraer não é a terceira maior fabricante de jatos do mundo (o posto é da canadense Bombardier), o Brasil não tem os maiores impostos do mundo (já desmentimos aqui) e também não tem os maiores juros do mundo. Ou seja, a Embraer não se daria ao trabalho de espalhar informações falsas.

Junte isso ao fato de que não há sequer um link do vídeo nos perfis oficiais da empresa e tampouco veiculação do vídeo em TV e já dá para perceber que a filmagem não é de uma propaganda da Embraer.

Mas se não é da Embraer, de quem é a autoria? É difícil precisar. Mas buscando pelo conteúdo, achamos algumas coisas interessantes. Uma delas é que um trecho da primeira parte da mensagem foi publicada neste blog em 2014. Também notamos que segunda parte são palavras de ordem clássicas de mensagens de apoio à intervenção militar.

Já as filmagens foram retiradas de vídeos distintos da própria Embraer que não têm nada a ver com críticas ao Brasil. Uma delas é a mensagem de Ozires Silva, fundador da empresa. Assista e veja a semelhança de algumas imagens.

Resumindo: a história que aponta que a Embraer gravou um vídeo pedindo intervenção militar no Brasil é falsa. Não passa de mais um vídeo que há anos circula na internet e, de vez em quando, insiste em voltar a circular.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy