Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Dono da pousada de Brumadinho gravou vídeo “a gente vai embora” #boato

Dono da pousada de Brumadinho gravou vídeo “a gente vai embora” #boato

Boato – O dono da pousada de Brumadinho gravou um vídeo sobre desapego chamado “a gente vai embora” antes de morrer no desastre.

Dentre todos os tipos de fake news que estão viralizando sobre o desastre de Brumadinho, o que mais tem aparecido na internet são os da categoria “vídeos fora do contexto”. Já falamos de diversas imagens do acidente (aqui, aqui e aqui) e até da “Globo hostilizada”. Agora, vamos falar de uma história atribuída a uma das vítimas.

De acordo com uma mensagem que circula no WhatsApp, o dono da pousada de Brumadinho que morreu no desastre gravou um vídeo com o título “a gente vai embora”, que fala sobre o desapego das coisas da vida. Junto à mensagem, há uma filmagem. Assista ao vídeo e leia duas versões do texto que circulam por aí:

Versão 1: Desapego… Dono da pousada de Brumadinho que morreu deixou esse vídeo sem saber que sua passagem estava tão próxima. .. Deixou sem querer uma grande lição para nós. Veja Versão 2: Olha o dono da pousada de brumadinho

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Dono da pousada de Brumadinho gravou vídeo “a gente vai embora”?

De fato, a mensagem é muito bonita e pode ajudar muita gente a refletir sobre a vida. Mas será mesmo que a pessoa do vídeo é o dono da pousada que morreu no desastre de Brumadinho? Não, não é. Segura aí que a gente explica tudo.

De cara, já vimos que havia algo errado na história. Para além da mensagem (que tem as principais características de boatos online), uma legenda logo no início do vídeo entrega a farsa. Nela, aparecem as seguintes palavras: “A Gente Vai Embora… Sérgio Cursino”.

Essa informação deixa três hipóteses no ar: 1) O dono da pousada é o Sérgio Cursino. 2) O dono da pousada gravou um vídeo escrito por Sérgio Cursino. 3) A mensagem que circula online é falsa.

As respostas começam a aparecer quando buscamos pelo nome do dono da pousada que morreu em Brumadinho. O nome dele era Márcio Mascarenhas. Isso elimina a hipótese de que a pessoa que morreu era o Sérgio Cursino.

A segunda hipótese é eliminada por mais dois fatores. O primeiro é que Márcio Mascarenhas não se parece com a pessoa do vídeo. O segundo é que, ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que a pessoa do vídeo é o próprio Sérgio Cursino. Assista à postagem original:

Ao buscar por mais informações na página de Cursino no Facebook, que é jornalista e professor da UFRJ, achamos um desmentido, na medida do possível, bem-humorado: “COMUNICADO Sou o morto mais saudável do Brasil. E vivo”, disse.

Resumindo: a história que aponta que o dono da pousada de Brumadinho gravou um vídeo sobre desapego com o título “a gente vai embora” é falsa. O autor do texto e narrador do vídeo é o jornalista Sérgio Cursino, que está muito saudável e vivo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.