Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doam-se 14 filhotes de cães da raça shih-tzu com 25 dias de vida #boato

Doam-se 14 filhotes de cães da raça shih-tzu com 25 dias de vida #boato

Boato – Uma pessoa está fazendo a doação de 14 cachorros da raça shih-tzu. A mãe morreu e o dono quer doar o mais rápido possível.

Animais de estimação são fofos. Quando falamos de filhotes de cães, o “fofurômetro” aumenta. Só que quando falamos de filhotes da raça shih-tzu, este aparelho (fictício, claro) explode. Deve ser por isso que uma mensagem está fazendo tanto sucesso na internet.

De acordo com um texto que se espalhou no Facebook, WhatsApp, Instagram e afins, um homem (na versão que vimos, era o “Beto”) precisa doar 14 filhotes de shih-tzu (descritos na mensagem como shitzu) porque a mãe dos animais morreu e ele não tem como cuidar. Leia:

Doam-se 14 filhotes de Shitzu com 25 dias que mãe não aguentou os partos e morreu. O dono está doando os filhotes antes que eles também morram. Quem se interessar é só ligar para o 21 [telefone] falar com Beto . Quem puder divulga nos grupos para ajudar pois não tenho condições de mantê-los é preciso doar o mais rápido possível obrigado .

Doam-se 14 filhotes de cães da raça shih-tzu com 25 dias de vida?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Realmente, as imagens chamam muito a atenção e deixam qualquer um com vontade de ligar “para o Beto”. Mas será mesmo que essa doação anunciada na internet é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando batemos o olho no tal anúncio, já sabíamos que a história tinha tudo para ser falsa. Por que? Porque já desmentimos boatos similares (a grande diferença está na raça dos cães) algumas vezes. Dá uma relembrada no que já escrevemos sobre o assunto:

Doação de filhotes de Dálmatas; já faleceram quatro #boato

Doa-se filhote de labrador, já morreram quatro #boato

Doação de filhotes de pitbull com 20 dias que perderam a mãe no parto #boato

Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem! #boato

Filhotes de labrador com 20 dias: mãe abandonou e dono está doando #boato

Doação de dois Shitzus de três anos em adoção conjunta #boato

Há alguns “detalhes” em comum em todos os casos. 1) A mensagem tem as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem a citação de fontes confiáveis). 2) O número apresentado não retorna o contato (como no caso de hoje) ou desmente a informação e não tem nenhuma relação com cães. 3) Não há qualquer referência sobre o caso em fontes confiáveis.

Com base nisso, a gente já tem quase certeza de que a informação é falsa. O “quase some” quando a gente analisa e busca pelas fotos dos filhotes. A primeira delas, de um shih-tzu sendo segurado por um homem, é de um anúncio de venda de cães no Mercado Livre por R$ 700.

A outra imagem (que tem muito mais do que 14 cães) é de um vídeo do Youtube que tem a seguinte descrição: “vc já viu 23 filhotes de lhasa apso e 1 de shitzu tudo junto ?” e é de um canil. Assista:

Resumindo: com isso, já dá para cravar que a mensagem que fala em doação de 14 cães da raça shih-tzu com 25 dias de vida é falsa. Além de ser um boato manjado, as imagens que circulam online não condizem com o que está escrito.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.