Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem! #boato

Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem! #boato

Boato – Filhotes de labrador ficaram órfãos depois da queima de fogos da noite de Ano Novo e Dona Cibele está procurando novos donos.

Quem acompanhou as redes sociais durante a virada de ano se deparou não só com a alegria pelo novo ano que chegou, mas também com o sofrimento de muitos animais. Foram inúmeras postagens sobre o impacto das queimas de fogos em, principalmente, cães. E, claro, a repercussão foi enorme e causou grande movimentação na rede.

Em um desses casos, 9 filhotes da raça labrador teriam ficado órfãos após a mãe morrer de problemas no coração. “Os filhotes estão sendo alimentados na mamadeira e a dona, por trabalhar fora, não está dando conta de tratá-los. São 6 machos e 3 fêmeas.”, dizia o início da mensagem.

De acordo com a postagem, uma senhora (na versão que vimos era Dona Cibele) estaria doando os filhotes e se encarregaria de entregá-los. “Repassem para amigos e grupos URGENTEMENTE para que estes filhotes encontrem suas futuras famílias o quanto antes”, afirma. Confira:

Confira o desmentido no vídeo abaixo:

Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem!, diz boato
Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem!, diz boato

Amiga faz Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Sabemos que todas as histórias de mortes ou de maus-tratos aos animais publicadas ao longo da virada do ano e no início de 2018 causaram grande comoção. Entretanto, a história da doação de filhotes de labrador que perderam a mãe por problemas de coração durante a queima de fogos não é real. Quer saber o motivo? Então, continua lendo.

Vamos lá. Primeiramente, essas histórias de doação de animais não são novidade. Aqui mesmo no Boatos.org já desmentimos algumas histórias envolvendo o mesmo tema, como a doação conjunta de Shitzus e a doação de filhotes de dálmatas. E nem preciso dizer que todas eram falsas.

Se não bastasse isso, também identificamos que a foto é antiga e já foi usada em outras histórias. Na versão que encontramos, o contato era a dona Cibele e o caso ocorreu na virada de 2018. Em outras versões, os contatos eram o Júnior e a Mari, respectivamente, do Rio de Janeiro e de Curitiba, e os casos ocorreram em anos anteriores. E já sabemos o que se pode concluir quando a mesma foto tem inúmeras versões, não é? Boato, claro.

Por fim, tentamos entrar em contato com a tal dona Cibele, contato deixado no final da mensagem, pelo WhatsApp. Para nossa surpresa, a foto de perfil era de uma jovem. Ou seja, nada parecida com o a mulher que esperávamos, afinal de contas, “dona” é uma forma de tratamento designada para pessoas mais velhas, substituindo o “senhora”, por exemplo.

E, pra completar, a tal dona Cibele também não respondeu nossas mensagens. Certamente, deve estar cansada de receber essas mensagens e apenas preferiu ignorá-las. Sendo assim, tudo isso nos ajuda a identificar que a história é só uma mentira. Afinal, se a doação fosse “urgente”, teríamos resposta.

Portanto, nada passou de boato. A história, na realidade, é falsa, já teve outras versões pela internet e a tal dona Cibele nem deve existir. Então, cuidado com o que acredita nas redes sociais. Nem tudo é o que parece ser. Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Leia também:

Filhotes de labrador com 20 dias: mãe abandonou e dono está doando #boato