Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doação de filhotes de bull terrier e husky siberiano no WhatsApp e Facebook #boato

Doação de filhotes de bull terrier e husky siberiano no WhatsApp e Facebook #boato

Doação de filhotes de bull terrier e husky siberiano no WhatsApp e Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estão doando filhotes de bull terrier e husky siberiano. A mãe morreu e o dono não pode os sustentar. Anúncio está no WhatsApp é Facebook.

Existem alguns boatos que são tão batidos na internet que até suspiramos (aff) quando aparecerem no nosso radar. Um exemplo é a velha história da “doação de filhotes de cães de raça porque a mãe morreu”. Por isso, vamos desmentir “dois boatos em um” para poupar o nosso (e o seu) tempo.

Circulam na internet informações que apontam filhotes de cães com cerca de 20 dias estão sendo doados. Vimos uma versão falando de filhotes de bull terrier e outra falando de filhotes de husky siberiano. Em ambas versões, um número de telefone foi compartilhado. Na versão que vimos, era um tal de Buiu a pessoa responsável pela doação. Leia:

Confira o desmentido no vídeo abaixo:

Repassando a mensagem de uma amiga: Pessoal, ajuda aí! Filhotes de bull terrier com 20 dias. A mãe teve complicações no parto e meu amigo não está podendo cuidar dos recém nascidos, o dono está doando os filhotes antes que morram. Quem se interessar é só ligar ou mandar mensagens com urgência para falar com Buiu (13) [telefone] quem não puder adotar por favor divulgar em todos seus outros grupos.

Há doação de filhotes de bull terrier e husky siberiano no WhatsApp e Facebook?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

As mensagens se espalharam rapidamente por redes sociais. Só há um detalhe: o anúncio de doações de filhotes de bull terrier e husky siberiano é falso. Vamos aos fatos.

Quando batemos o olho na mensagem, já sabíamos do que se tratava. Isso porque (além de ter as principais características de boatos online), trata-se um boato batido. Todos os anos temos que vir aqui desmentir a “doação de filhotes que a mãe morreu”. Já falamos de dálmatas, labradores, shihtzu, pitbull etc. Em todos os casos, a estrutura do texto é a mesma. Já as fotos eram tiradas de “bancos” na internet.

Vale dizer que mesmo que o anúncio fosse real (algo ilógico já que cachorros de raça têm, infelizmente, um alto valor e seriam vendidos facilmente), a viralização deles foi tão grande que os animais já teriam sido doados.

Bem, já temos um histórico de boatos, imagens falsas e uma história difícil de engolir. Só para garantir que era fake, entramos em contato com a pessoa que “precisava doar desesperadamente” os cães. Sabe o aconteceu? Não obtivemos resposta alguma.

Além disso, uma das páginas que havia postado uma das versões da história desmentiu a veracidade dela após fazer (assim como a gente) uma apuração. “PUBLICAÇÃO DE DOAÇÃO DE FILHOTES DE BULLTERRIER DE SANTOS/SP. APURADO – FAKE MESMO – PEDIMOS DESCULPAS AS PESSOAS DE BOA FÉ, COMO NÓS, QUE ACREDITARAM E TENTARAM, DE ALGUMA FORMA, AJUDAR… PUBLICAÇÃO JÁ EXCLUÍDA”, diz a errata.

Resumindo: a história que aponta que estão doando filhotes de bull terrier e husky siberiano é falsa. É uma nova versão de um velho boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt