Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Disco voador é flagrado em Bocaiúva do Sul (PR), mostra vídeo #boato

Disco voador é flagrado em Bocaiúva do Sul (PR), mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra criatura caminhando pela floresta e entrando em um disco voador em Bocaiúva do Sul, no Paraná.

Já comentamos em outro momento (ou em vários) que existem alguns tópicos que, naturalmente, fazem mais sucesso na internet. Via de regra dá para perceber que casos inusitados de fofura e bizarrices são os mais “queridinhos” dos milhares de brasileiros conectados diariamente. E o assunto de hoje, definitivamente relacionado a “bizarrice”, prova nossa percepção de preferência.

No último mês, nas redes sociais e em aplicativos de mensagem as pessoas tem ido à loucura por causa de um vídeo que mostra um OVNI (sim, um disco voador) no meio de uma floresta de pinos em Bocaiúva do Sul, no Paraná.

Segundo as mensagens que tem acompanhado o vídeo – tanto no Facebook como no Youtube – a cena é indiscutível e de arrepiar os fios de cabelo da nuca: “Filmado em Bocaiuva do Sul quem Registrou esse fato estava passando para planta pinus e surgiu isso”. No WhatsApp, a mensagem que estão compartilhando junto com o vídeo é um pouco mais descontraída, mas ainda assim alarmante: “ALIENÍGENAS!!!???? Filmado em Bocaiuva do Sul… quem registrou esse fato, estava passando uréia  para plantar pinus e surgiu isso… Será q alienígena foi fazer suas necessidades no Mato? Kkkkk” Confira o vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Um disco voador foi flagrado em Bocaiúva do Sul no Paraná?

Os diferentes canais em que esta história tem sido compartilhada provam que ela está mesmo dando o que falar. Mas, será que flagraram um disco voador em uma floresta de pinos em Bocaiúva do Sul? Claro que não, e se vocês ainda não estão convencidos, vamos aos detalhes.

Os leitores assíduos do Boatos.org já devem ter identificado que as mensagens compartilhadas com os vídeos são bastante suspeitas. Se vocês chegaram agora, a gente explica de novo, sem problemas. Mensagens alarmistas, sem citação de fonte confiável, com erros de ortografia e sem muita informação (por exemplo, quando esse vídeo foi gravado?) são características de boatos na internet. As mensagens do vídeo se encaixam perfeitamente nessa lista.

Outro ponto que nos deixou bastante desconfiados é a ausência de notícias sobre o ocorrido em qualquer site ou veículo de imprensa confiável. Um OVNI aparece em uma cidade de interior e nenhum jornal/site diz nada? Muito suspeito. Além disso, o vídeo mostra neve no chão. Checamos e também não ouve nenhuma notícia recente sobre geadas e neve em Bocaiúva do Sul.

Não bastasse isso, assim que começamos a procurar pela origem do vídeo encontramos que o mesmo foi compartilhado em diversos idiomas e cada hora anunciando ser um “flagrante de alienígenas” em um lugar diferente do mundo. Em uma das versões mais famosas a filmagem teria sido feita na Romênia, mas também foi provado que esta história era falsa.

De acordo com o site norte-americano de fact-checking Snopes, o vídeo não é da Romênia e também não é verdadeiro. A montagem pertence ao canal Alien Unliesh, que se dedica justamente a divulgar vídeos de OVNIS em diferentes locais, vídeos que resultam notadamente de computação gráfica.

Resumindo, não é verdade que um disco voador foi flagrado em Bocaiúva do Sul, no Paraná e que um vídeo flagrou tudo. As imagens são de um canal de Youtube que produz e publica vídeos sobre alienígenas e OVNIS. Lá fora, essa história até já foi esclarecida. Portanto, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164