Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35% #boato

Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35% #boato

Boato – Governo publicou decreto que aumenta de 27,5% para 35% a alíquota do Imposto de Renda. Repasse a informação para todos.

Apesar de a grande maioria dos brasileiros não entender profundamente sobre indicadores econômicos, há, no mínimo, duas situações que deixam as pessoas em polvorosa quando cogitadas: disparada da inflação e aumento de impostos. No texto de hoje, deixaremos a inflação de lado e falaremos dos impostos. Mais exatamente o Imposto de Renda.

Circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que o governo publicou um decreto que aumenta o Imposto de Renda de 27,5% para 35%. O texto, que também cita que o governo vai pagar R$ 6 milhões para os deputados votarem a Reforma da Previdência (boato desmentido aqui), aponta um cálculo matemático: se você compartilhar com dez pessoas, logo milhões serão atingidos. Leia:

Print da notícia falsa que fala que o governo vai aumentar Imposto de Renda para 35%
Print da notícia falsa que fala que o governo vai aumentar Imposto de Renda para 35%

Decreto aumentou de 27,5% para 35% a alíquota do Imposto de Renda?

Confira o desmentido em vídeo

Muitas pessoas resolveram seguir “o conselho” e compartilharam (não sei se com dez amigos) a mensagem. Mas será mesmo que o governo publicou algum decreto que aumenta a alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Dois pontos derrubam totalmente a tese apresentada na mensagem. O primeiro é que o mesmo texto está circulando na internet há anos. Em outubro de 2015, desmentimos a história. Na época, o texto foi publicado em conjunto com um cálculo que aponta que o Brasil teria a maior carga de impostos do mundo (informação que também é falsa).

De 2015 para cá, nenhum decreto prevendo o aumento do Imposto de Renda para 35% foi publicado. É possível ver isso na lista de decretos do governo. O máximo que aconteceu foi uma declaração do presidente Michel Temer em agosto de 2017 de que o governo estaria estudando o aumento da alíquota que, ao contrário do que o texto do boato aponta, atingiria os mais ricos e não a classe média. Depois da repercussão negativa, o governo falou que a ideia estava engavetada.

Resumindo: o texto que aponta que o governo vai aumentar alíquota do Imposto de Renda para 35% é falso. O governo até cogitou colocar a medida em prática (que atingiria os mais ricos), mas recuou da ideia. Trata-se de mais um boato que circula na internet.

Em tempo: não somos matemáticos, mas resolvemos calcular se no 6º repasse para dez pessoas, “milhões seriam atingidas”. No primeiro repasse, 10 pessoas seriam atingidas. No segundo (se dez passarem para dez), 100 seriam atingidas. No terceiro, o número subiria para 1000. No quarto, para 10 mil. No quinto, para 100 mil. No sexto, o número iria para 1 milhão.

Se você acha que o texto está certo então, saiba que duas variáveis tornam a tese falsa. A primeira é que “1 milhão” é “1 milhão” e não “milhões”. A segunda é que se uma dentre essas pessoas recebesse a mensagem repetida, já não seria mais possível alcançar 1 milhão de pessoas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.