Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Decreto acaba com radares, lombadas eletrônicas e pardais no Brasil #boato

Decreto acaba com radares, lombadas eletrônicas e pardais no Brasil #boato

Boato – Jair Bolsonaro assina decreto que acaba com máfia de pardais, radares e lombadas eletrônicas no Brasil.

Famosos por, de acordo com críticos,  sustentarem a “indústria das multas”, os radares eletrônicos, além de garantir  a segurança dos motoristas e pedestres, causa incômodo entre alguns condutores. Para esses “apressadinhos”, demorou, mas a “mamata” acabou. Pelo menos é o que promete o suposto decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Circula na internet a informação que um decreto presidencial acaba com pardais, radares e lombadas eletrônicas no Brasil. O texto, que comemora o fim da “máfia dos radares eletrônicos”, é sustentado por um vídeo em que o presidente Bolsonaro fala sobre o assunto. Leia a mensagem e assista no vídeo:

BOLSONARO ACABA COM A MÁFIA DOS RADARES E LOMBADAS ELETRÔNICAS! O Presidente assinou decreto ontem para acabar com este roubo descarado promovido pelo governo anterior, a máfia dos radares eletrônicos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Decreto acaba com radares, lombadas eletrônicas e pardais no Brasil?

Por aqui, o que não faltou foi animação com a decisão do presidente. Mas será mesmo que um decreto acaba com radares, lombadas eletrônicas e pardais no Brasil? A resposta é não. Entenda os porquês.

Vamos lá! Ao ler o texto, já ficamos com a pulga atrás da orelha. E não é pra menos, né? Afinal de contas, se fosse verdade, seria uma notícia bombástica, e com certeza, estaria nos principais portais de comunicação e geraria muito debate (pró e contra). Porém, ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nada.

A história também segue o velho enredo de boatos online: alarmista e cheia de informações vagas. Mas não é só isso: resolvemos checar a lista de decretos presidenciais e, como você pode imaginar, não encontramos nada sobre o assunto.

Mais uma olhada no vídeo e matamos a charada. Na verdade, as imagens fazem parte de uma transmissão de Bolsonaro em sua página no Facebook. Na ocasião, o presidente disse: “não teremos mais nenhuma, e as lombadas que por ventura existirem, que ainda são muitas, quando forem perdendo a validade, não serão renovadas”.

Apesar do comentário, Bolsonaro não falou nada sobre pardais e radares e, como já falamos antes, não existe nenhum decreto sobre lombadas eletrônicas. Apenas a promessa de não-renovação de contratos.

Resumindo: apesar dos comentários sobre assunto, não existe nenhum decreto que acaba com pardais, radares e lombadas eletrônicas. Ou seja, a história é falsa (pelo menos por enquanto).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.