Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Criança ferida em Janaúba precisa de sangue AB negativo #boato

Criança ferida em Janaúba precisa de sangue AB negativo #boato

Boato – Uma das crianças feridas em Janaúba, Elisa Mirela Guedes de Lima, precisa de sangue AB negativo e o hemocentro não tem.

No dia 5 de setembro de 2017, uma das tragédias mais chocantes do ano aconteceu na pequena cidade de Janaúba (MG). Um homem entrou em uma creche, ateou fogo em crianças em idade pré-escolar, na professora e em si próprio. Até o momento da publicação deste texto, oito pessoas (seis crianças, a professora e o próprio autor da ação) morreram e dezenas estão feridas.

Em meio à comoção com o caso, algumas mensagens falsas se espalham via redes sociais. Uma delas é uma velha conhecida dos leitores do Boatos.org. O texto aponta que uma das meninas feridas na tragédia, Elisa Mirela Guedes de Lima, está precisando de sangue AB negativo e o hemocentro (no caso, o de Minas Gerais) não tem. Leia (reprodução de postagem do Facebook):

Print da notícia falsa que fala de doação de sangue para criança em Janaúba
Print da notícia falsa que fala de doação de sangue para criança em Janaúba

Criança ferida em Janaúba precisa de sangue AB negativo?

Em torno da tragédia, uma corrente de bem de formou. Porém, é preciso ter acesso a informações corretas para não atrapalharmos mais do que ajudarmos. E, no caso, esta mensagem que circula online é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O primeiro ponto que denuncia a mentira está no fato de se tratar de um boato antigo. O Boatos.org já desmentiu esta história da menina Elisa Mirela em algumas oportunidades (você pode ler aqui). Também gravamos um vídeo a respeito do caso. Assista abaixo:

Só explicando rapidamente, o caso de Elisa Mirela Guedes de Lima aconteceu em 2014, em Natal. Apesar de o sangue tipo AB ser receptor universal, ela precisava, de fato, do sangue por ser bebê e não ter risco de nenhuma reação. Elisa se recuperou, mas a mensagem foi se disseminando e se distorcendo. Um exemplo de distorção é esse que fala de uma criança de Janaúba.

O segundo ponto é que o próprio Hemocentro desmentiu a informação. De acordo com o Hemominas, não há necessidade de fornecimento de sangue em caráter emergencial em Montes Claros e Belo Horizonte. Porém, o hemocentro deixa claro que doações são sempre bem-vindas e quem quiser doar pode fazer o agendamento no site da instituição.

Resumindo: a história que aponta que há uma criança ferida na tragédia de Janaúba precisando de sangue AB negativo é falsa. Sangue sempre é bem-vindo, mas no momento é bem provável  que o hemocentro não tenha estrutura para receber excesso de doações, principalmente de um tipo específico e que não é doador universal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.