Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Corpo de homem e vaca são achados em estação da Cedae e não se deve beber água da torneira #boato

Corpo de homem e vaca são achados em estação da Cedae e não se deve beber água da torneira #boato

Corpo de homem e vaca são achados em estação da Cedae e não se deve beber água da torneira, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Cedae encontra corpo de homem e de vaca em estação de distribuição em Gandu e orienta beber apenas água filtrada.

A região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) tem vivido momentos complicados em relação ao fornecimento de água nos últimos dois anos. Um ano depois de enfrentar uma crise no abastecimento, devido à presença de esgoto doméstico e poluição industrial, a história se repete.

Em fevereiro de 2021, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) interrompeu, novamente, o fornecimento devido à alteração do gosto e cheiro da água. Se isso não bastasse, uma história bizarra começou a circular nas redes sociais.

De acordo com um áudio e um vídeo que estão sendo compartilhados, a Cedae do Rio de Janeiro teria encontrado o corpo de um homem e de uma vaca na estação de Guandu. Segundo o áudio, a Cedae teria orientado os moradores do município do Rio de Janeiro a tomarem água filtrada, pois os corpos, de acordo com a história, teriam sido encontrados na central de distribuição de água. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Olha, encontraram hoje… ontem, na Cedae, hoje agora de manhã, um corpo de um homem, na Central de Abastecimento da Cedae. Eles estão pedindo pra tomar água filtrada, tá? Ou então, água do garrafão. Não pode beber água da bica direto, tá? A água está contaminada. Encontraram o corpo de um homem e de uma vaca dentro da Central de Abastecimento, onde a água já sai pra distribuição, entendeu?”.

Versão 2: “Pessoal, divulguem para o máximo de pessoas ! Encontraram o corpo de um homem e uma vaca na CEDAE, não bebam água da torneira pois está contaminada. Vamos continuar sem água até removerem os corpos”.

Corpo de homem e vaca são achados em estação da Cedae e não se deve beber água da torneira?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no WhatsApp, e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação fica por conta da falta de provas e pelo desmentido da própria Cedae.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas com alertas absurdos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Cedae teria alertado que ninguém deveria consumir água da torneira ou de filtro. Também a que indicava que uma bióloga da Fiocruz teria alertado, em áudio, que a água da Cedae estaria contaminada e, por fim, a que apontava que o diretor do hospital São José, de Fortaleza (CE), teria alertado para todas as pessoas fazerem estoque de comida por causa do novo coronavírus.

Resolvemos, então, procurar por mais informações e descobrimos que, ao contrário do que sugere a mensagem, a Cedae não emitiu qualquer recado ou orientação sobre o assunto. Vale ressaltar que se, de fato, houvesse uma recomendação, ela seria publicada e divulgada.

Em relação ao caso, encontramos algumas situações de afogamentos no Rio Guandu e no município de Baixo Guandu (RJ), mas nenhuma parecida com o que aparece no vídeo. Além disso, descobrimos que o serviço de checagem da Agência Lume desmentiu toda a informação.

De acordo com eles, houve apenas um relato de morte na estação de Guandu. Entretanto, a notícia é de 2017. O serviço de checagem também entrou em contato com a Cedae, que negou toda a história. Segundo a Cedae, nenhuma ocorrência do tipo foi registrada na Estação de Tratamento do Guandu e o áudio apenas propaga desinformação.

Em resumo: a história que diz que a Cedae encontrou o corpo de um homem e de uma vaca em estação de tratamento e orientou que as pessoas tomem apenas água filtrada é falsa! A Cedae não registrou nenhuma ocorrência do tipo nos últimos dias e nem emitiu nenhum comunicado sobre o uso da água filtrada. Por fim, a própria Cedae desmentiu a informação que está circulando na internet. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: