Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Coronel Ibis é flagrado em foto com namorado bandido do Complexo da Maré #boato

Coronel Ibis é flagrado em foto com namorado bandido do Complexo da Maré #boato

Coronel Ibis é flagrado em foto com namorado bandido do Complexo da Maré, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Coronel Ibis Silva Pereira persegue o PM e youtuber Gabriel Monteiro porque tem um namorado que é o bandido chefe do Complexo da Maré. Foto mostra os dois juntos.

Nesta semana, um episódio na Polícia Militar no Rio de Janeiro chamou atenção na internet: o processo administrativo contra o policial e youtuber Gabriel Monteiro. Não demoraram, inclusive, para informações falsas relacionadas ao assunto aparecerem na internet. Já falamos por aqui sobre a história que aponta que o processo havia sido anulado. Hoje, a história envolve o nome do coronel Ibis Silva Pereira.

Antes de prosseguir, uma contextualização do caso. O processo contra Gabriel Monteiro se deu justamente após ele gravar vídeos acusando o coronel Ibis de ter ligações com o Comando Vermelho no Complexo da Maré (comunidade do Rio de Janeiro). E foi no meio de tudo isso que “uma foto” de Ibis e um suposto namorado presidiário do Comando Vermelho começou a circular na internet.

Na foto, Ibis teria aparecido junto com outro homem sem camisa. Mensagens que acompanham a imagem apontavam que essa seria “a prova da perseguição” do coronel contra Gabriel Monteiro. Leia algumas das versões da história que circula por aí:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Coronel persegue PM Gabriel Monteiro porque seu namorado é um bandido chefe na Maré. Essa é exclusiva um amigo me mandou Coronel Ibis em momentos love com penitenciário. Versão 2: Coronel ibis tem namorado na comunidade da maré Versão 3: O coronel que persegue Gabriel Monteiro. Mano o cara pode até estar errado, mas quem persegue o cara e Gabriel Monteiro, vamos ser justos..

Versão 4: O cara senta no vaso pra fazer Xixi do nada aparece Gabriel, mas me fala coronel como o senhor consegue entrar no coração do CV sem ser morto. Versão 5: O cara vai mandar uma msg pro namorado, aparece uma chamando de vídeo do Gabriel Monteiro Versão 6: Agora ferrou tudo . Ver o namorado pode Coronel ibis tem namorado no morro da maré Não compartilha.

Coronel Ibis tem namorado bandido chefe do Complexo da Maré e foi flagrado em foto?

Por incrível que pareça, a história se espalhou muito na internet e foi compartilhada por muitos defensores de Gabriel Monteiro. Mas será mesmo que o coronel Ibis tem um namorado no Complexo da Maré e foi flagrado na foto em questão? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

As características da mensagem e o histórico desse tipo de boato já, de cara, nos chamaram atenção. Os textos que acompanham a imagem são (como “bom boato”) vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, imagens “comprometedoras” de pessoas que “desafiaram policiais” sempre aparecem em boatos na internet (temos exemplos que vão de Marielle Franco a jovens mortos em ações da polícia).

Já com desconfianças, resolvemos buscar por informações que falam da tal relação entre o coronel Ibis e o tal “bandido chefe do Complexo da Maré” (que sequer tem nome na mensagem) e, como era de se imaginar, nada encontramos.

Foi aí que bastou mais uma busca, desta vez, pela imagem para descobrir que a “foto de Ibis e o namorado” é, na realidade, uma montagem das mais toscas (não precisava nem ter feito a busca para perceber isso). A imagem original é de dois homens negros e já foi muito utilizada em matérias que falam sobre a comunidade LBGT na África (vimos matérias em sites de Gana, Nigéria e outros países).

Resumindo: a história que fala que o coronel Ibis tem um namorado no Complexo da Maré é falsa. Toda a “prova” que está sendo utilizada na web nada mais é do que uma montagem feita em cima de uma foto que já circula há muito tempo por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p