Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Conta de energia elétrica com código PIX é um golpe #boato

Conta de energia elétrica com código PIX é um golpe #boato

Conta de energia elétrica com código pix é um golpe, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Golpistas estão jogando contas de energia elétrica falsas na casa das pessoas com código PIX para pagamento.

Diariamente, criminosos andam se especializando mais e deixando seus golpes cada vez mais complexos. Muitos fazem uso de tecnologias recentes e bastante utilizadas, como o WhatsApp, para facilitar o crime, uma vez que elas inspiram confiabilidade. Com o lançamento do PIX, o novo meio de pagamento instantâneo que foi criado pelo Banco Central e hoje está disponível em todas as instituições bancárias, muitos criminosos também se aproveitaram.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, bandidos estariam aplicando um golpe usando um código PIX. Segundo a publicação, o golpe consistiria em jogar uma conta de energia elétrica falsa nas casas e disponibilizar um código PIX para o pagamento. Ainda de acordo com a história, ao pagar a conta pelo código, o dinheiro iria para a conta da quadrilha. Confira:

“GOLPE NA CONTA DE LUZ Não basta a conta vim um absurdo, agora os golpistas já querem a fatia do bolo também. Muito cuidado com as contas de energias , ainda mais com essa opção de pagamento via pix ou QR Code. Agora os golpistas estão usando a conta de energia para roubar dinheiro das pessoas”.

Conta de energia elétrica com código PIX é um golpe?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A informação rapidamente foi compartilhada nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do documento e do desmentido da própria fornecedora de energia elétrica.

Histórias falsas com denúncias de supostos crimes já causaram bastante pânico na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o PIX agendado em lançamentos futuros de quem recebe seria um golpe. Também a que indicava que o site Vacina Já seria um site fake que aplica golpes e, por fim, a que aponta que o link para ganhar dinheiro com Tik Tok seria um golpe ou vírus.

Ao analisar o caso, percebemos que não se trata de um golpe. É importante lembrar que muitos criminosos, de fato, têm utilizado técnicas e artimanhas sofisticadas em seus golpes, mas o caso de hoje não tem nada a ver com isso.

Ao analisar a conta de energia elétrica, é possível ver que o documento possui o símbolo da empresa Equatorial (responsável pelo fornecimento de energia elétrica nos estados de Alagoas, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul).

Foi aí que descobrimos que a própria empresa Equatorial desmentiu a informação. No início de outubro de 2021, a empresa divulgou, em suas redes sociais, algumas alterações nas contas de energia. Entre elas, o tamanho da conta e a adesão ao QR Code para pagamento via PIX. Em nota emitida no site da empresa, a Equatorial ressaltou que a adesão ao pagamento via PIX busca trazer praticidade e comodidade a seus clientes.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto e descobrimos que a adesão ao pagamento via PIX não é uma exclusividade da empresa Equatorial. Recentemente, o Grupo CPFL, que atende diversos municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, também divulgou que passou a adotar essa modalidade de pagamento. Além disso, também descobrimos que 11 estados ao redor do Brasil já adotaram o PIX como forma de pagamento da conta de energia elétrica.

Por fim, se você ainda está em dúvida, pode entrar no site oficial da companhia (que fornece a energia elétrica na sua cidade) e solicitar a segunda via da sua conta. Entretanto, pode ficar tranquilo: a história de hoje, pelo menos, não é real.

Em resumo: a história que diz que criminosos estão jogando contas de energia elétrica falsas na casa das pessoas, com código PIX para pagamento, é falsa! Ao pesquisar pela companhia citada na conta, descobrimos que a empresa passou a adotar o PIX como modalidade de pagamento. E, inclusive, divulgou a informação em seus diversos canais de comunicação. Também descobrimos que outras companhias de energia elétrica, no Brasil, também passaram a adotar o PIX como forma de pagamento. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso