Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cobra sucuri (anaconda) de 15 metros é encontrada no rio Xingu, mostra vídeo #boato

Cobra sucuri (anaconda) de 15 metros é encontrada no rio Xingu, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra cobra sucuri (anaconda) gigante de 15 metros nadando ao longo do rio Xingu, no Pará, e assusta moradores.

Algumas histórias têm o poder de estimular o imaginário e gerar bastante medo. Um exemplo são os famosos contos de cobras gigantes assassinas, como a sucuri. O mistério em torno da famosa cobra sucuri resultou até em uma franquia de filmes de terror chamada ‘Anaconda’ (outro nome pelo qual a serpente é conhecida, principalmente no exterior). Mas é um vídeo que anda circulando na internet que parece estar gerando mais pavor entre as pessoas.

Segundo a publicação que acompanha as imagens, uma cobra sucuri (anaconda) foi flagrada nadando ao longo do rio Xingu, no Pará. No vídeo, é possível observar que a pessoa que está gravando as imagens passa bem ao lado do animal. “ANACONDA: Sucuri de mais de 15 metros foi registrada na região do Rio Xingu, no Pará”, diz uma das versões da mensagem. Confira o vídeo:

Cobra sucuri (anaconda) de 15 metros foi encontrada no rio Xingu?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo é realmente assustador e deixou muita gente intrigada, principalmente pelo tamanho da cobra. Mas o que pouca gente se perguntou é: será que o vídeo é real e será mesmo que a cobra tinha 15 metros de comprimento? Bem, as imagens são verdadeiras, mas essa história de cobra gigantesca não é lá bem assim.

Vamos aos fatos! Para começo de desmentido, a informação apresenta diversas características de boatos online: é vaga (não diz quando ou quem gravou o vídeo), alarmista e não cita fontes confiáveis.

Além disso, vale ressaltar que histórias envolvendo cobras não são novidade no mundo das fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como a descoberta da maior cobra sucuri, na África, após comer 257 pessoas. Também a história da criança que morreu depois de comer um ovo de cobra e, por fim, o caso de uma nova espécie de serpente que se camufla na areia e foi encontrada em Itaparica (BA).

Um dos pontos que causou bastante estranheza (e desconfiança) nessa história é o próprio tamanho da cobra. As maiores sucuris (que, geralmente, pertencem ao grupo de sucuris-verdes) atingem, em seu ápice, cerca de 6 metros (e não 15, como narra a história). A média, comumente, fica entre 3 e 4 metros de comprimento. Também vale destacar que, pelas imagens, a cobra não parece atingir 15 metros de comprimento.

Por fim, descobrimos a origem do vídeo e toda a verdade por trás das imagens. Na realidade, o vídeo foi gravado na zona rural do município de Nova Mamoré (RO), em meados de fevereiro de 2019. Além disso, as imagens não foram feitas no rio Xingu, mas sim em uma estrada alagada, após fortes chuvas atingirem o local. Uma matéria publicada na internet sobre o vídeo põe fim a todo o mistério: a cobra, na verdade, mede cerca de 3 metros.

Em resumo: a história que diz que uma cobra sucuri de 15 metros foi flagrada no rio Xingu, no Pará, é falsa! Uma cobra dessa espécie não atinge esse tamanho. Além disso, a origem do vídeo ajuda a desmentir toda a informação. As imagens, na verdade, foram gravadas na cidade de Nova Mamoré (RO), em uma estrada alagada e, por fim, uma reportagem sobre o vídeo afirma que a cobra mede cerca de 3 metros (não 15, como diz a história). Ou seja, a informação é apenas boato! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.