Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > CNH gratuita com programa CNH Social tem 38 mil vagas #boato

CNH gratuita com programa CNH Social tem 38 mil vagas #boato

Boato – Programa CNH Social tem 38 mil inscrições para CNH gratuita em todo Brasil. Só é preciso reservar em site.

Em tempos de crise econômica (na realidade, fora da crise também), programas sociais são uma “mão na roda” para quem não consegue arcar com os custos de muitas coisas. Um desses programas é o CNH Social, promovido por Sest/Senat, que garante carteira de motorista gratuita para pessoas Brasil afora.

Aí você me pergunta: o que o Boatos.org tem a ver com isso? Pois bem, há um texto que circula no WhatsApp e no Facebook que aponta que o CNH Social está com 38 mil vagas abertas. A mensagem aponta para um site e dá um prazo final para as inscrições. Leia o texto que circula online (reprodução do WhatsApp).

Confira o desmentido em vídeo

Print da notícia falsa que fala de carteira de motorista gratuita com CNH Social tem 38 mil vagas
Print da notícia falsa que fala de carteira de motorista gratuita com CNH Social tem 38 mil vagas

CNH gratuita com programa CNH Social tem 38 mil vagas?

Ok. O programa CNH Social existe e garante carteiras de habilitação gratuitas para muitos brasileiros. Mas será mesmo que a história das 38 mil vagas e do site para inscrições é real? A resposta é não. Vamos explicar tudo para você.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Se você não percebeu, o texto que circula sobre a carteira de motorista grátis é muito semelhante (talvez um pouco mais verossímil) aos textos sobre promoções falsas que escondem vírus e roubo de dados no WhatsApp.

As semelhanças aumentam quando você entra no site. Ao entrar na página, é pedido que você responda a três perguntas e compartilhe a informação com os seus amigos. É lógico que depois disso você não faz inscrição alguma. E ainda pode ter os dados roubados. No serviço Vírus Total, o site “MeuFGTS.club” (destino final do link encurtado) é identificado como com malware.

Já deu para ver que a mensagem com o link é um golpe dos mais manjados. Mas afinal, há 38 mil vagas para CNH Social? Também não. Ao consultar o site oficial do programa, há informação de 224 vagas. Porém as inscrições fecharam em setembro de 2017.

Vale ficar ligado no site do Sest/Senat para ficar atento a novos editais. Outra dica é ficar ligado nos sites oficiais do Detrans estaduais. Sempre que há alguma informação sobre programas (como o CNH Popular, de Pernambuco), o Detran divulga nos canais oficiais.

Resumindo: a história que aponta que 38 mil vagas estão abertas para CNH gratuita não só é falsa como manda o usuário para um site com vírus e que pode roubar os seus dados. Neste caso, o barato pode sair (muito) caro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.