Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Chineses usam maquinário para fazer estrada de ferro no Brasil, mostra vídeo #boato

Chineses usam maquinário para fazer estrada de ferro no Brasil, mostra vídeo #boato

Boato – Os chineses começaram o plano de dominação comunista no Brasil. A prova disso é um vídeo de Marabá (PA) que mostra o maquinário usado para construir uma estrada de ferro de Lucas do Rio Verde (MT) ao Maranhão.

Dominação comunista. Isso parece papo de anos 80, mas até que está um tanto quanto na moda no Brasil (e em outros países também). Por isso, muita coisa que passaria despercebida aos olhares menos atentos acaba virando prova para muita teoria da conspiração por aí. É o caso da história de hoje.

De acordo com um vídeo que circula na internet, chineses estão usando um maquinário de última geração para construir uma estrada de ferro que liga Lucas do Rio Verde (MT) ao Maranhão. O vídeo, gravado na cidade de Marabá, é acompanhando de comentários que denunciam o “fim do Brasil” e pedem intervenção etc. Leia duas versões do texto que circula online e assista ao vídeo:

O BRASIL já era ! CHINA e Rússia tomando conta dessa POCILGA! E o POVO ligado em COPA do mundo! POVO cretino! Olha o maquinário que os chineses estão usando para fazer estrada de ferro que vai da região de Lucas do Rio Verde até o Maranhão, já estão em Maraba no Pará. Irão entregar a ferrovia um ano antes do previsto! Acorda Brasil.:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Acredite se quiser NOSSO BRASIL já está dominado pela CHINA COMUNISTA!!!Olha o maquinário que os chineses estão usando para fazer estrada de ferro que vai da região de Lucas do Rio Verde até o Maranhão, já estão em Maraba no Pará. Irão entregar a ferrovia um ano antes do previsto! Nada vai consertar este país corrompido!!! INTERVENÇÃO POPULAR JÁ!

Vídeo mostra chineses usando maquinário para fazer estrada de ferro no Brasil?

A história dos “chineses” viralizou por dois motivos: o vídeo em si (que é bem legal) e política (falar da ameaça comunista). Mas será que este vídeo, de fato, prova que estamos passando por uma ditadura comunista ou será mesmo que são chineses fazendo a ferrovia? A resposta é não. Para solucionar essa questão, fomos atrás de duas informações: em relação à atuação dos chineses nas ferrovias brasileiras e sobre qual é a origem do vídeo.

Há, de fato, algumas matérias falando sobre a intenção de grupos chineses (o que não é de se espantar já que estamos falando da segunda maior potência do mundo) em participar (não dominar, entenda bem a palavra) da construção de algumas ferrovias no Brasil.

De acordo com essa matéria da Folha, os chineses terão que participar de licitações para ganhar a concorrência. Essa matéria da Gazeta do Povo fala também da intenção (intenção, entendeu) de empresas chinesas construírem uma ferrovia no Sul do Brasil. Nos dois casos, a intenção é facilitar o escoamento de produtos até os portos. O carro chefe são os grãos.

Detalhe: além de nenhuma das matérias apontarem que os chineses já estão trabalhando na construção de estradas de ferro, o trecho apontado no vídeo não foi feito por empresas da China.

Também ao contrário do que o texto aponta, a filmagem não é de um trecho de Lucas do Rio Verde (MT) até o Maranhão. O destino até está certo (São Luís), mas a origem é Marabá (PA). A filmagem foi publicada no início deste ano por um trabalhador do local. Na filmagem, não há nenhuma menção à China. Assista:

Na realidade, a empresa responsável pela construção é a Vale CVDR (Companhia Vale do Rio Doce). Neste outro vídeo, de janeiro, o nome da empresa é citado na obra. Caso você não saiba, é uma empresa brasileira.

Resumindo: o vídeo não é de uma estrada de ferro que vai de Lucas do Rio Verde (MT) ao “Maranhão”, não é recente, não é de uma empresa chinesa e empresas chinesas (ainda) não constroem estradas no trecho de Marabá (PA) a São Luís (MA). Com isso, já dá para classificar a história como mais uma balela que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.