Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Criminoso Champinha fugiu de unidade prisional na data de hoje #boato

Criminoso Champinha fugiu de unidade prisional na data de hoje #boato

Boato – Roberto Aparecido Alves Cardoso, mais conhecido como Champinha, fugiu da unidade prisional na data de hoje.

Compartilhar informações para “alertar” a população é uma atitude comum nas redes sociais. Não é atoa que volta e meia encontramos notícias bombásticas passando pela timeline do Facebook, principalmente, quando o assunto é golpes ou fuga de criminosos. Pois bem, esse é o caso de hoje.

A notícia, que já se espalhou por diversos blogs e redes sociais, dá conta de que Champinha fugiu da unidade prisional hoje. De acordo com o texto do Facebook, o criminoso “fugiu do presídio aqui do lado da Vila Maria”.

A publicação indica ainda que as informações são da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Leia o que dizem os textos (o primeiro é do Facebook. O segundo é do blog):

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

ATENÇÃO!!! Informações de ultima hora da GCM. Champinha fugiu do presidio aqui do lado da vila maria. Pra quem não se lembra este ser desprezível estuprou, torturou e matou a adolescente Liana Friedenbach a alguns anos atrás. Nossa portaria já esta avisada.Criminoso Champinha fugiu de unidade prisional na data de hoje, diz boato

Criminoso Champinha fugiu de unidade prisional na data de hoje, diz boato

Criminoso Champinha fugiu de unidade prisional na data de hoje?

Mais uma vez nos deparamos com um exemplo clássico de notícias repassadas sem checagem ou confirmação. Digo isso porque, ao checar as informações, descobrimos que nem tudo nessa história é verdade (na realidade quase nada é verdade). Vamos aos fatos.

Antes de começar, devemos lembrar que Champinha é autor de um dos crimes que até hoje desperta revolta no país. Em 2003, Roberto Aparecido Alves Cardoso, que na época tinha 16 anos, matou, com requintes de crueldade, o casal de namorados Felipe Caffé e Liana Friedenbach em Embu-Guaçu, São Paulo. Champinha cumpriu três anos de reclusão na Fundação Casa e foi encaminhado para o tratamento na Unidade Experimental de Saúde (UES) em 2007, onde permanece até hoje.

Na internet, a notícia da tal fuga causou um rebuliço e teve até “famoso” indignado, mas não demorou muito até excluir a publicação. Talvez porque tenha notado a falta de informações sobre o assunto. Afinal, a fuga de Champinha seria merecedora de ao menos uma manchetezinha nos principais meios de comunicação, como aconteceu em 2007, quando fugiu da unidade da Vila Maria da Fundação Casa.

Some isso ao fato de que o site onde a notícia foi divulgada é responsável por uma penca de boatos que circulam por aí. Inclusive, tem como uma das notícias mais lidas a história do cachorro que atacou um criminoso e que pode ser morto por decisão judicial, que já foi desmentida aqui.

Infelizmente, não conseguimos encontrar a origem da foto do “Champinha procurado” que tem circulado com a mensagem. Porém, o que sabemos é que não se parece nem um pouco com a imagem dele.

Vale lembrar que não é a primeira vez que circula histórias sobre fuga de criminosos. Aqui no Boato.org já desmentimos a história dos fugitivos de Goiás, de Bauru e do Amazonas. Ou seja, em termos de boatos, o tema rende.

Resumindo: a história que aponta que o criminoso Champinha fugiu de unidade prisional na data de hoje é falsa. Portanto, o alerta é #boato e sair por aí compartilhando essa foto não vai ajudar em nada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.