Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cedae vai fazer manutenção em Guandu em 24/09 e cortar fornecimento de água #boato

Cedae vai fazer manutenção em Guandu em 24/09 e cortar fornecimento de água #boato

Cedae vai fazer manutenção em Guandu em 2409 e cortar fornecimento de água, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Áudio avisa que Cedae vai suspender o abastecimento do RJ porque realizará manutenção em Guandu, no dia 24/09.

A falta de chuva em todo o país tem causado preocupação não só entre os governantes, mas também entre toda a população. Os efeitos já começaram a ser sentidos e, como consequência imediata, já temos o aumento do valor da conta de energia e o racionamento de água.

Se isso não bastasse, os constantes reparos nas redes de abastecimento de diversas cidades também preocupam os moradores. Não pelo resultado final, mas pela suspensão temporária do fornecimento de água, que dificulta o dia-a-dia de muitas pessoas, especialmente mães e cuidadores.

E de acordo com uma publicação, parece que os cariocas ficarão sem água no dia 24/09. Segundo um áudio que está sendo compartilhado nas redes sociais, a Cedae irá realizar uma manutenção na Estação de Tratamento de Água do Guandu, a partir das 8h, com retorno previsto para às 20h. Ainda de acordo com o áudio, o retorno total será efetuado em até 72 horas. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Olá, queridos. Aqui é a Jô. Eu tô fazendo essa transmissão aqui pra vocês, pra avisar que agora na próxima quinta-feira, dia 24 de setembro, a Cedae vai fazer a interrupção de água, no Rio de Janeiro, pra famosa manutenção da estação de tratamento de água do Guandu. A partir das 8h da manhã, restabelecendo às 8h da noite. Sendo que para o Rio de Janeiro total, somente em 72 horas, 3 dias. Cabe-nos, se a água for interrompida, se o tratamento vai começar às 8h da manhã, do dia 24, a partir de amanhã, dia 22, 23, nós comecemos a encher as nossas bombonas e os nossos baldes. Porque, na quinta-feira, a água que vocês encontrarem na bica, será somente a água que ficou parada no cano. Principalmente para quem não tiver caixa d’água e cisterna, e não tiver armazenado água, vai ter uma surpresa. Então, avisem os seus amigos, avisem os seus familiares, principalmente idosos, deficientes físicos, visuais, surdos, mudos, pessoas que, de repente, não possam ter um rádio, não tenham um bom telefone, não tenha televisão, não tenha acesso à essa informação. E, se possível, ajudem também essas pessoas a encherem os seus baldes, encherem os seus recipientes”. 

Cedae vai fazer manutenção em Guandu em 24/09 e cortar fornecimento de água?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e no Facebook, deixando muita gente em pânico. Apesar disso, a história não é real! A explicação fica por conta da falta de informações da história, um desmentido da própria Cedae e de jornalistas comunitários.

Para começo de história, a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, aparentemente, a Cedae se tornou um prato cheio para os disseminadores de fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas histórias falsas sobre o assunto, como a que dizia que a Cedae teria alertado as pessoas para não tomarem água da torneira e também a que indicava que a Cedae teria emitido um aviso de manutenção na rede, no dia 15/10, e ficaria parada por 12 horas (por sinal, uma história bastante parecida com a de hoje).

Ao escutar o áudio, percebemos que a mulher que está divulgando a suposta informação aponta que a manutenção acontecerá na quinta-feira, dia 24/09. Entretanto, em 2021, a data cai em uma sexta-feira. Esse foi um forte indicativo de que o áudio, talvez, fosse antigo e nos fez investigar os anos anteriores a 2021.

Foi aí que descobrimos que, em setembro de 2020, a Cedae realizou uma manutenção no sistema do Guandu. Na época, os trabalhos deveriam ter sido encerrados às 20h, com o retorno do abastecimento. Porém, algumas regiões sofreram um atraso na manutenção e precisaram esperar até a madrugada do dia 25/09 para o retorno do fornecimento de água. Na ocasião, a própria Cedae emitiu um comunicado avisando todos os moradores da manutenção preventiva anual do Guandu.

Dessa forma, é bem provável que algum espertinho tenha recuperado o áudio feito por alguém no passado e começado a compartilhar nas redes sociais. Após a repercussão do caso, a própria Cedae desmentiu a informação. Por causa da preocupação de muitos moradores, jornalistas comunitários também fizeram questão de publicar materiais desmentindo a história e alertando sobre a fake news.

Em resumo: a história que diz que a Cedae informou que faria sua manutenção anual do Guandu, no dia 24/09, quinta-feira, e suspenderia o fornecimento de água é falsa! O áudio é antigo e, provavelmente, faz alusão à manutenção programada da Cedae, em setembro de 2020. Além disso, tanto a Cedae quanto jornalistas comunitários desmentiram toda a informação. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: