Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carne de cachorro está sendo utilizada para fazer linguiça em Santa Catarina #boato

Carne de cachorro está sendo utilizada para fazer linguiça em Santa Catarina #boato

Carne de cachorro está sendo utilizada para fazer linguiça em Santa Catarina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A polícia descobriu que estão fazendo linguiça com carne de cachorro em Santa Catarina. Fotos provam o crime que estava sendo cometido.

Dois assuntos sempre dão o que falar quando circulam na internet. Um deles está relacionado a denúncias de maus tratos a animais. Outro está relacionado à qualidade dos alimentos que chegam à nossa mesa. Quando os dois temas se juntam em um post, é viralização na certa. Este é o caso da história que vamos tratar hoje.

Circulam na internet fotos de um frigorífico com carne in natura junto a imagens de cachorros em condições sanitárias degradantes. Junto às imagens, mensagens apontam que a polícia de Santa Catarina realizou uma operação onde desbaratou uma quadrilha que usava carne de cachorro para fazer linguiça. Leia a mensagem que circula online (vamos poupar vocês das imagens):

Palavra do Dia .. indignação Linguiça com carne de cachorro em Santa Catarina A pior espécie de monstros não são os bichos que dormem em esgotos e lixões, mas sim os humanos que, por debaixo de toda a sua imagem, escondem um grande pedaço de carne podre cobrindo todo o seu corpo.

Carne de cachorro está sendo utilizada para fazer linguiça em Santa Catarina?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não demorou muito para a história circular com todas as forças na internet, e claro, gerar diversos comentários indignados. Porém, a denúncia de que estão “fazendo linguiça com carne de cachorro em Santa Catarina” é falsa e as imagens são de situações distintas.

As mensagens carregam algumas das principais características de boatos online: o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, não é de hoje que o assunto “carne de cachorro” entra na nossa pauta de fake news.

Vamos relembrar alguns exemplos: em 2016, desmentimos uma fake news que apontava que o McDonald’s estaria comercializando hambúrgueres com carne de cachorro. Em 2018, desmentimos uma história falsa que apontava que uma mulher havia sido flagrada vendendo espetinho de carne canina. No ano seguinte, duas histórias entraram na nossa pauta. Um apontava que uma família havia sido presa por vender linguiça com carne de cachorro no Rio. Posteriormente, a mesma história circulou como se fosse de Bragança Paulista (por sinal, terra da linguiça).

Com desconfianças da veracidade da informação, fomos buscar mais detalhes do causo (muito similar a outras balelas que já desmentimos por aí). Não demorou muito para acharmos um desmentido por parte da Polícia Civil de Santa Catarina no site ND Mais, onde a história foi classificada como “fake news”. 

Tudo começou com uma operação real da Polícia Civil no dia 16 de setembro de 2021. Na ocasião, agentes prenderam cinco pessoas e, além de drogas e armas, 520 quilos de carne que estavam sendo acondicionadas em situação irregular foram apreendidos. Foi de lá que saíram algumas das imagens que estão viralizando online (como mostra essa matéria do G1). Detalhe: a carne não era “de cachorro”. Tratava-se, de acordo com a própria polícia, de carne bovina e equina.

Ao buscar pelas imagens dos canis de cachorros, descobrimos que já foram utilizadas em outros boatos no exterior. Em 2019, a história viralizou com as mesmas imagens na Argentina. Vale apontar, ainda, que algumas das imagens foram utilizadas de forma incorreta junto com uma notícia real (da prisão de uma família acusada, desta vez de verdade, de fazer linguiça com carne de cães).

Resumindo: é falso que a polícia de Santa Catarina descobriu que estão vendendo linguiça com carne de cachorro no estado. Além de a Polícia Civil do estado ter desmentido a informação, as imagens que estão circulando são de outras situações e não têm relação com a descrição das mensagens.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso