Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Novas câmeras de trânsito multam motoristas com celular e sem cinto #boato

Novas câmeras de trânsito multam motoristas com celular e sem cinto #boato

Boato – A partir desta desta segunda-feira, diversos locais estarão equipados com câmeras de segurança que multam motoristas com celular e sem cinto.

Apesar de os índices de acidentes de trânsito ainda serem muito altos no Brasil, muita gente ainda xinga iniciativas que buscam aumentar a segurança de condutores como, por exemplo, a punição com multas a infrações de trânsito. No meio do medo de ser atingido no bolso, muita gente acaba acreditando em tudo que se publica na internet.

Câmeras vão flagrar motoristas com celular, diz boato
Câmeras vão flagrar motoristas com celular, diz boato

A última notícia que circula online dá conta de que, “a partir de segunda-feira”, câmeras de trânsito vão passar a monitorar motoristas que estão dirigindo falando no celular, pessoas que estão sem cinto e carros com multas em atraso. O resultado, de acordo com o texto, são mais multas. Leia versões do Rio e Fortaleza:

A partir de segunda – feira a av Nossa Sra Copacabana, Barata Ribeiro, Aterro do Flamengo, Teodoro da Silva, Av. Das Américas,  Linha Vermelha e Linha Amarela,  começam a ser fiscalizadas por aparelhos de última geração instalados nas câmeras de controle de transito já existentes, que são capazes de identificar condutores usando celulares, sem o cinto de segurança e carros com multas em atraso.

Esses equipamentos pegam até quem está sentado no banco de trás. As viaturas ficarão esperando os carros atrasados, com motorista sem cinto e ao telefone celular para multar.  Serão informados via rádio e mandarão encostar pra entregar a multa ou rebocar. Atenção ! Por favor repassem !

“A partir de hoje, Avenida Washington Soares do iguatemi ao cambeba, e a Avenida Carlos Jereissati (Aeroporto) começam a ser fiscalizadas por aparelhos de última geração, capazes de identificar condutores usando celulares e sem o cinto de segurança, além de carros com multas em atraso. Esses equipamentos pegam até quem está sentado no banco de trás. Vão ter viaturas esperando os carros atrasados, com motorista sem cinto e ao telefone celular só para multar. Serão informados via rádio e mandar encostar pra entregar a multa ou rebocar nas CE’s 040, 060, 065, 085 e avenida do aeroporto. Recebi agora do grupo polícia e amigos”. 

Câmeras de trânsito multam motoristas com celular e sem cinto?

É claro que muita gente ficou preocupada e a história passou a circular também pelo WhatsApp. Mas será mesmo que esta história de novas câmeras que flagram e multam pessoas com celular é verdadeira? A resposta é não. A história é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar de existir algumas câmeras que realmente permitem ver o interior dos carros (exceto os que têm películas de proteção), o procedimento ainda não foi colocado em prática nos lugares citados acima (em nossas pesquisas achamos também uma versão do boato em Teresina).

Nesta matéria do Jornal Extra, a Prefeitura do Rio de Janeiro aponta que não vai realizar o procedimento. Nesta reportagem do Jornal O Povo, o Detran (CE) também diz que não tem nada de câmeras de segurança. Só para garantir, em Teresina também é boato.

A própria legislação de trânsito em relação ao monitoramento por vídeo não é das mais claras. De acordo com a resolução do Denatran sobre o assunto, é possível usar câmeras para aplicar multas. Mas não há muitos detalhes sobre o que é permitido e proibido. Isso dá margem para falarem que é possível multar por uso de celular de forma automática.

Porém, até o momento, os locais que usam câmeras averiguam apenas infrações externas do carro, como atravessar o farol vermelho (no caso de Porto Alegre). Neste texto, um responsável por empresas de câmeras de segurança aponta que não há permissão de ter câmeras para verificar dentro de carros.

Resumindo: até é possível usar câmeras para monitorar trânsito e elas até podem ver o interior dos carros. Porém, nenhum estado as utiliza (pelo menos por enquanto) e nem preveem o uso para averiguar uso de cinto de segurança e celulares.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora Antonete Aguiar. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo siteFacebook ou envie uma mensagem para o número (61) 99331-6821 no WhatsApp.