Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cadeiras de rodas para cães grátis são fabricadas e entregues por ativista #boato

Cadeiras de rodas para cães grátis são fabricadas e entregues por ativista #boato

Boato – A ativista Daniela Navarro começou a fazer as cadeiras de rodas grátis para cães com necessidades especiais junto com o marido. Ela quer dar continuidade à boa ação. 

A internet é um dos melhores espaços para quem luta por causas sociais, como é o caso do direito dos animais. É por isso que, recentemente, começou a circular pelas redes sociais uma história emocionante e que chamou a atenção dos usuários: de uma mulher que passou a fazer cadeiras de rodas para cães com deficiência e dificuldade de locomoção.

A suposta ativista e dona da boa ação, Daniela Navarro, estaria fabricando manualmente as cadeiras de rodas especiais para os pets junto com o marido e, para dar continuidade ao trabalho, precisaria de ajuda com doações das pessoas que vissem o post no Facebook. Veja a mensagem original que está sendo espalhada online:

Pessoal, divulguem por favor . Daniela Navarro e o marido estão fabricando cadeiras de rodas para cães – SEM CUSTO, estão fazendo porque gostam de ajudar! Vamos fazer essa mensagem viajar pelos grupos, certamente alguém sabe de algum cão que precisa! Contato com Dani Navarro no: [email protected]… COMPARTILHEM Direitos dos Animais

Cadeiras de rodas para cães grátis são fabricadas e entregues por ativista?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As redes sociais se tornaram o melhor meio para difundir ideias e ações que tragam resultados para qualquer tipo de causa, seja esta nobre ou não. Mas será mesmo que essa bela história realmente aconteceu? A tal ativista Daniela Navarro e o marido confeccionam mesmo as cadeiras para os animais? A resposta é NÃO! Apesar de o casal realmente ter tomado a iniciativa tempos atrás, o post que ganhou vários compartilhamentos este ano nas redes sociais não é verdadeiro. E nós provamos isso a você a partir dos seguintes fatos…

Em primeiro lugar, por experiência própria, podemos afirmar que o texto original da publicação que circula pelo Facebook carrega todas as características de um boato online: é vaga (não divulga informações mais precisas sobre a suposta boa ação), alarmista (tem o intuito de atiçar a curiosidade dos internautas), tem vários erros de português, faz pedido de compartilhamentos para o post viralizar, além de não citar fontes confiáveis que possam dar credibilidade à notícia.

Depois, o segundo fato que nos levou a ter certeza de que a história não passa de uma farsa é que, ao buscarmos pela tal proposta, descobrimos o seguinte: o texto da publicação data de 2012, época que, de fato, a Dani decidiu confeccionar as cadeiras, como você pode ver nesse link aqui.

No entanto, a notícia viralizou tanto e teve tantos pedidos de fabricação das cadeiras de rodas para os cães com necessidades especiais que, em 2014, já haviam notícias informando que ela não fazia mais. Aqui nessa reportagem (clique aqui para ver), a própria ativista relatou que não estava mais aceitando pedidos, mas que poderia enviar o passo a passo da montagem para ajudar quem estava precisando das cadeiras.

Mesmo assim, a história continuou circulando e, em 2019, ela teve que desmentir novamente o boato. Veja o que Dani Navarro escreveu em seu perfil no Facebook (link da postagem original):

Porque as pessoas não confirmam as informações antes de postar??? Além de não confirmarem ainda alteram… já estou recebendo e-mails com imagens de próteses que dizem q faço tbém. Sei que é pq tem muitos cães precisando de ajuda, mas precisam ver as informações. Só hoje depois do almoço (limpei a caixa de entrada na hora do almoço) já recebi 285 e-mails!!! PAREM DE DIVULGAR POR FAVOR!!!!

Indo ainda mais a fundo para desmentir toda essa história, enviamos uma mensagem para o e-mail divulgado na mensagem da notícia antiga que está sendo compartilhada no Facebook e recebemos uma resposta automática, com a receita para fazer a cadeira:

Se o assunto for sobre as cadeiras de rodas, eu peço desculpas porém não estou mais fazendo. O post que circula no facebook não foi criado por mim, foi divulgado e circula desde 2012. Só estou respondendo automaticamente porque recebo mais de 50 e-mails por dia com pedido de cadeira e não consigo mais responder todos.

Montei um passo a passo caso você queira fazer. Nesse esquema tem foto e material necessário para confecção e montagem. Ele deve ser adaptado ao tamanho do animal, já que cada um tem um tamanho diferente de pernas, troncos.. […]

Resumindo: A história que está sendo compartilhada nas redes sociais dizendo que uma ativista e o marido estão fabricando cadeiras de rodas para cães é desatualizada e, portanto, não passa de um boato que está perturbando a própria Dani Navarro. Sendo assim, não compartilhe esse boato nas suas redes sociais!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.