Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caco Barcellos foi agredido pelo povo em 2020 por causa de ataques da Globo a Bolsonaro #boato

Caco Barcellos foi agredido pelo povo em 2020 por causa de ataques da Globo a Bolsonaro #boato

Caco Barcellos foi agredido pelo povo em 2020 por causa de ataques da Globo a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o jornalista Caco Barcellos da Globo sendo agredido pela população durante protesto em 2020. Agressão se deu por causa de ataques da emissora a Bolsonaro.

Mesmo em uma situação delicada como a da pandemia do novo coronavírus no Brasil, é possível perceber o acirramento de embates entre a mídia e muitas pessoas que defendem o presidente Jair Bolsonaro. Muitas dessas pessoas do “segundo grupo” têm compartilhado um vídeo que seria de uma agressão recente ao jornalista Caco Barcellos.

Um vídeo que seria do “povo revoltado com a Globo” agredindo o jornalista começou a viralizar na internet como se fosse recente. O vídeo está sendo acompanhado por mensagens que dão conta que o incidente teria sido recente e que desafiam “William Bonner” a sair na rua. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Caco Barcellos já sentiu o amor do povo… Vc tem coragem William Boner, de sair às ruas? Vai lá testa a sua popularidade com o povo…🇧🇷 Versão 2: o negócio tá pegando pro pessoal da globo caco Barcellos Versão 3: Eita! Que a globolixo tá lascada. O povo está revoltado. Sobrou até para o Caco Barcellos. Versão 4: Olha só como o povo tá feliz com a Rede Globo… Caco Barcelos teve que trocar a cueca… Será que o Bonner tem coragem de sair na rua? Estão colhendo o que plantaram

Caco Barcellos foi agredido pelo povo em 2020 por causa de ataques da Globo a Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens (que não vamos exibir aqui) chamaram muita atenção na internet e foram compartilhadas por muitas pessoas (e robôs, com certeza) por aí. Mas será mesmo que houve algum tipo de revolta recente com o jornalista Caco Barcellos por causa da “revolta do povo” que defende Bolsonaro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos chama atenção. Ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, vídeos tirados de contexto têm sido uma constante em boatos recentes. Já falamos por exemplo de histórias falsas relacionadas a Ronaldo Caiado e João Doria.

Com essas desconfianças, resolvemos buscar por mais informações relacionadas ao assunto. Logo descobrimos que o vídeo não é recente e não tem nada a ver com a revolta do povo que “defende Bolsonaro”.

As imagens, na realidade, foram gravadas em 2016. As agressões ocorreram durante protestos contra medidas fiscais que estavam sendo votadas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. De acordo com reportagem do G1 na época, Caco foi hostilizado por um grupo que protestava. O jornalista teve que sair escoltado pela polícia do local.

Na época, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançou uma nota de repúdio ao ato, que ameaça a liberdade de imprensa. Outros jornalistas (de veículos como O Globo e UOL) também foram agredidos.

Vale dizer que tentamos buscar por qualquer informação recente relacionada a agressões ao repórter Caco Barcellos. Como era de se imaginar, nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que o jornalista Caco Barcellos foi agredido pela população que está revoltada com os ataques da Globo a Bolsonaro em 2020 é falsa. O vídeo em questão é de 2016 e não tem nada a ver com a discussão entre emissora e presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f