Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Brasil terá erupção polar histórica que vai trazer frio nos próximos dias #boato

Brasil terá erupção polar histórica que vai trazer frio nos próximos dias #boato

Brasil terá erupção polar histórica que vai trazer frio nos próximos dias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na próxima semana, um evento chamado erupção polar histórica vai trazer frio para os próximos dias no Brasil.

É incrível como as mudanças de temperaturas geram desinformação. A prova disso está na nova história que vem a reboque da previsão de quedas de temperaturas no país para a terceira semana de maio de 2022.

Em redes sociais, notícias sobre o assunto vieram com um termo que justificaria o tal frio: erupção polar histórica. Mensagens apontavam que a tal erupção polar histórica iria trazer a queda de temperaturas no país e que, inclusive, poderia nevar no país. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Versão 1: Teremos uma erupção polar histórica que deve derrubar as temperaturas do brasil= Nunca fui triste Versão 2: Urgente : Previsão do tempo indica uma erupção Polar Histórica deve derrubar as temperaturas no Brasil Na próxima semana, o frio será tão intenso que os Estados do GO e DF podem registrar temperaturas de 0°. Modelo canadense mostra Polar do Sul até o Maranhão.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: PREPAREM OS CASACOS: MUITA NEVE E FRIO HISTÓRICO DEVE CHEGAR NA PROXIMA SEMANA ENTRE OS DIAS 16 A 22 DE MAIO. É isso mesmo pessoal…concerteza será o frio mais intenso do ano e talvez o tão esperado frio mais forte do século. Nas redes sociais, o frio que se aproxima vem sendo divulgado como uma “erupção polar histórica”. De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, os termômetros podem ficar proximos e até abaixo de -10°

Brasil terá erupção polar histórica que vai trazer frio nos próximos dias?

As mensagens em questão e outras variáveis se espalham com tudo em redes sociais. Só que, apesar de a notícia sobre o frio estar correta (sim, teremos queda de temperaturas nas próximas semanas), não é verdade que o país terá a tal erupção polar histórica nos próximos dias.

O histórico recente de informações falsas sobre clima e tempo já nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação. Há pouco tempo, desmentimos, por exemplo, mensagens falsas que apontavam que fenômenos eram a causa de temperaturas extremas (como no caso do Aphelion e do Equinócio).

Por causa disso, resolvemos buscar por mais informações a respeito do assunto. Como falamos ali em cima, haverá uma onda de frio nos próximos dias. De acordo com essa matéria da BBC, há previsão de uma queda de temperaturas maior do que o que costuma ser registrado para maio. Há chances, pequenas, de neve na região Sul do Brasil.

Agora vamos ao ponto: não haverá nada de “erupção polar histórica”. Essa matéria do G1 foi clara ao apontar que o termo não existe na meteorologia. “o que de fato vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma “massa polar”, que o especialista classifica como “muito intensa””, apontou a matéria.

Ao fazer buscar sobre publicações mais antigas sobre o termo, não achamos nada a respeito do termo. Ou seja: foi algo “inventado” e “cunhado” em redes sociais.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que teremos uma erupção polar “histórica” nos próximos dias. Haverá uma queda de temperatura nos próximos dias (não será “histórica”), mas não tem nada a ver com um fenômeno (que não existe) com o tal nome.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso