Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bolsonaro trouxe scanner de Israel para PRF monitorar carros em movimento #boato

Bolsonaro trouxe scanner de Israel para PRF monitorar carros em movimento #boato

Bolsonaro trouxe scanner de Israel para PRF monitorar carros em movimento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na fronteira com o Paraguai, PRF usa scanner para carros em movimento de Israel. Brinquedinho foi implementado pelo presidente Jair Bolsonaro. 

A segurança é um dos temas mais importantes para qualquer população. Dessa forma, qualquer técnica ou aparato tecnológico que possa auxiliar no combate à violência e manutenção do bem-estar social são vistos com bons olhos.

Em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro visitou Israel com o intuito de estreitar relações e em busca de parcerias. Durante a visita, Bolsonaro firmou acordos, entre outras áreas, na área de segurança pública, o que animou muitos brasileiros.

E, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que essa parceria surtiu efeito. Segundo a história, Bolsonaro teria trazido um scanner de carros em movimento de Israel para auxiliar a PRF a identificar carros ou caminhões que estejam transportando drogas.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Na publicação, uma reportagem da Rede Globo mostraria como o equipamento funciona. Ao passar em frente ao scanner, o carro passa por uma espécie de raio-X, que mostra todo o interior do veículo. “Olha o “brinquedinho” novo que o governo Bolsonaro implantou na PRF, possivelmente tecnologia Israelense!”, diz a mensagem. Confira o vídeo:

Bolsonaro trouxe scanner de Israel para PRF monitorar carros em movimento?

A notícia deixou muita gente animada, especialmente por se tratar de uma boa ferramenta a serviço da PRF. Mas será que essa história de que Bolsonaro teria trazido um scanner de Israel para a PRF é verdade? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de boatos online. A mensagem é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, diversas histórias envolvendo supostos feitos de Bolsonaro já circularam na internet neste ano. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como a que dizia que Bolsonaro trouxe um ultrassom de Israel que seria capaz de destruir células cancerígenas. Ou o caso que apontava que Bolsonaro teria trazido para o Brasil uma técnica que pode curar o câncer de mama sem cirurgia e, por fim, a história que dizia que Bolsonaro teria ganhado 15 helicópteros de guerra após sua visita a Israel.

Ao buscarmos pela história, descobrimos que o suposto scanner não foi implementado pelo presidente Jair Bolsonaro e muito menos é de Israel. A explicação é bastante simples: a reportagem que aparece na publicação, na realidade, foi exibida pelo programa Fantástico, em 2013.

A reportagem destaca que, na época, havia seis desses aparelhos no país e um deles estava em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. A PRF não deu muitos detalhes sobre o funcionamento do aparelho, para poder surpreender os traficantes. Mas a função básica do aparelho é fazer um raio-X em veículos em movimento. Ele é capaz de identificar drogas e armas no porta-malas e também escondidas no carro.

Vale ressaltar que essa história já foi desmentida por outros serviços de fact-checking. De acordo com o Projeto Comprova, a PRF informou que não comprou novos scanners em 2019 e não disse se os antigos scanners ainda estão em uso. Já o Aos Fatos destacou que o aparelho é utilizado desde 2012 pelas autoridades brasileiras e possui tecnologia estadunidense.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro trouxe scanners de Israel para a PRF monitorar veículos em movimentos é falsa! O aparelho, de fato, existe, mas não foi implementado por Bolsonaro e muito menos é de Israel. A tecnologia está no Brasil desde 2012 e veio dos Estados Unidos. O vídeo que acompanha a publicação é de 2013 e mostra o aparelho durante uso da PRF. Ou seja, a história é só #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru