Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bolsonaro comemorou morte de Paulo Gustavo por Covid-19 #boato

Bolsonaro comemorou morte de Paulo Gustavo por Covid-19 #boato

Bolsonaro comemorou morte de Paulo Gustavo com foto de santa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro publica foto de Paulo Gustavo segurando santa, comemora morte do ator por Covid-19 e aponta que ele é um herege.

A situação da Covid-19 no Brasil segue complicada. O país já soma mais de 414 mil mortes pela doença e, há 50 dias, registra mais de 2 mil óbitos por dia. E, infelizmente, no dia 4 de maio de 2021, o ator e humorista Paulo Gustavo foi mais uma vítima da Covid-19.

A morte do ator e humorista gerou comoção não só entre os artistas, mas também entre grande parte dos brasileiros que admiravam o trabalho de Paulo Gustavo. Além disso, muitas pessoas ficaram revoltadas e atribuíram a morte do ator à falta de vacinas no Brasil.

Em meio ao clima de despedida e revolta, uma história ganhou força nas redes sociais. De acordo com uma publicação que está circulando por aí, o presidente Jair Bolsonaro teria comemorado a morte de Paulo Gustavo e afirmado que o ator merecia morrer.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Segundo a história, isso teria acontecido, porque Bolsonaro publicou um tuíte de pêsames com uma foto do ator e humorista segurando uma santa. De acordo com a publicação, Bolsonaro é evangélico e a foto significaria que Paulo Gustavo era um herege (por adorar santos). ““Bolsonaro COMEMORA MORTE de Paulo Gustavo… Eu acreditava que Bolsonaro era apenas um personagem, mas hoje tenho certeza que ele é um monstro, um covarde”, diz a mensagem.

Bolsonaro comemorou morte de Paulo Gustavo com foto de santa?

A informação fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no YouTube e no Facebook. Entretanto, a história não tem nada de verdade. A explicação está nas próprias declarações e ações do presidente Jair Bolsonaro.

Para começo de história, apesar de ser um boato contra Bolsonaro, a história utiliza diversos elementos de fake news bolsonaristas, como interpretações carregadas de viés político, dados equivocados e falta de provas.

Após a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, o presidente Jair Bolsonaro escreveu um tuíte, no dia 5 de maio de 2021, lamentando a morte do ator e desejando forças à família. Na publicação, Bolsonaro também postou uma foto de Paulo Gustavo segurando uma santa. A publicação tem o seguinte teor:

– Meus votos de pesar pelo passamento do ator e diretor Paulo Gustavo, que com seu talento e carisma conquistou o carinho de todo Brasil. Que Deus o receba com alegria e conforte o coração de seus familiares e amigos, bem como de todos aqueles vitimados nessa luta contra a Covid.

Ainda no dia 5 de maio de 2021, questionado por uma jornalista, Bolsonaro afirmou que todos os brasileiros acompanhavam a carreira de Paulo Gustavo. O presidente ainda destacou que o ator e humorista deixou uma história no país e lamentou a morte de Paulo Gustavo.

Procuramos por mais informações na internet, mas descobrimos que nenhuma fonte confiável de informação interpretou o tuíte de Bolsonaro como uma comemoração pela morte do ator e humorista.

Além disso, a tese de que o tuíte de Bolsonaro seria uma mensagem para Paulo Gustavo, chamando o ator de herege por “posar em foto com uma santa”, cai por terra por causa de um detalhe: Bolsonaro é católico. Em 2018, o então candidato à presidência da República declarou, em uma entrevista, que era católico. Logo, ele não poderia afirmar que Paulo Gustavo é um herege.

Se isso não bastasse, no dia 15 de abril de 2021, o presidente Jair Bolsonaro recebeu uma réplica de Nossa Senhora de Aparecida das mãos do prefeito de Aparecida (SP), Luiz Carlos de Siqueira, durante um encontro. Ou seja: o próprio posa com santas em fotos.

Em resumo: a história que diz que Jair Bolsonaro comemorou a morte de Paulo Gustavo é falsa! Além da publicação dita de “esquerda” utilizar técnicas de fake news disseminadas por bolsonaristas (como interpretações enviesadas, dados equivocados e falta de provas), a história não faz o menor sentido. Ao contrário do que aponta a publicação, Bolsonaro é católico declarado (e, por isso, não faria o menor sentido chamar Paulo Gustavo de herege por causa de uma santa). Por fim, nenhum veículo de comunicação interpretou o tuíte de Bolsonaro como um deboche. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1