Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bolsonaro chega a Teresina e é recebido por multidão hoje, em 2022 #boato

Bolsonaro chega a Teresina e é recebido por multidão hoje, em 2022 #boato

Bolsonaro chega a Teresina e é recebido por multidão hoje, em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Teresina (PI), presidente Jair Bolsonaro é recebido por multidão aos gritos de “mito” e é levantado do chão em aeroporto. 

No que diz respeito às fake news, o ano de 2022 promete uma situação intensa. Além da pandemia da Covid-19 (e a desinformação em torno da doença e, especialmente, das vacinas), 2022 será marcado pelas eleições presidenciais no Brasil.

E se em 2018 já tivemos muitas informações falsas durante o pleito, em 2022 os disseminadores de desinformação começaram a trabalhar cedo. A prova disso são as inúmeras informações falsas sobre presidenciáveis e possíveis presidenciáveis que estão pipocando na internet.

E de acordo com uma história que está circulando por aí, o presidente Jair Bolsonaro teria saído na frente na corrida presidencial. Segundo um vídeo que acompanha a publicação, Bolsonaro foi recebido aos gritos de “mito” em um evento, em Teresina (PI).

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nas imagens, é possível observar que Bolsonaro chega em um centro de convenções, ovacionado pelas pessoas que estão presentes. Ainda segundo as imagens, após entrar no local, o atual presidente do Brasil cumprimenta apoiadores e é recebido por centenas de pessoas, que levantam Bolsonaro do chão e o carregam nos ombros. “E Teresina dá o seu recado. QUEREMOS BOLSONARO PRESIDENTE DO BRASIL. Seja bem vindo ao Piauí grande Presidente”, diz a mensagem.

Bolsonaro chega a Teresina e é recebido por multidão hoje, em 2022?

As imagens viralizaram nas redes sociais, em especial, no Twitter e fizeram sucesso em grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao ver a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, como já lembramos anteriormente, as fake news sobre presidenciáveis e possíveis presidenciáveis em 2022 já começaram a circular na internet. A equipe do Boatos.org desmentiram diversas delas, como a que dizia que Djavan teria declarado apoio a Bolsonaro em 2022. Também a que indicava que a Ferrovia do Sol seria uma obra de Bolsonaro e, por fim, a que apontava que Lula teria falado em um vídeo que vai transformar o Brasil em China comunista.

E ao procurar por mais informações sobre o vídeo usado como prova, descobrimos que as imagens não são novas. Na realidade, o vídeo foi gravado no dia 5 de abril de 2017 e mostra a chegada de Bolsonaro, então deputado federal, em Teresina (PI). Vale ressaltar que, na época, Bolsonaro era mais popular entre a sua base. Além disso, também é possível observar nas imagens que, na época do vídeo, a segurança de Bolsonaro era mais leve. Depois do evento que resultou na facada de Bolsonaro, durante a campanha presidencial de 2018, a segurança de Bolsonaro foi reforçada.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro foi recebido por multidão, em Teresina (PI), em 2022 é falsa! O vídeo usado como prova, na realidade, é antigo. As imagens foram gravadas no dia 5 de abril de 2017, durante a chegada de Jair Bolsonaro, então deputado federal, em Teresina (PI). E bem, na época, Bolsonaro era mais bem quisto pela sua base, o que explica a multidão e os gritos fervorosos de “mito” (que se repetiram ao longo de 2018). Atualmente, a situação é outra. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: