Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Boleto falso do IPTU 2021 está sendo enviado a contribuintes no Rio de Janeiro #boato

Boleto falso do IPTU 2021 está sendo enviado a contribuintes no Rio de Janeiro #boato

Boleto falso do IPTU 2021 está sendo enviado a contribuintes no Rio de Janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Boleto falso do IPTU 2021 do Rio de Janeiro está sendo enviado para contribuintes. Prefeitura do Rio de Janeiro não está mais enviando boletos.

Todo o ano é assim. Sempre que chega a hora do pagamento de boletos como do IPTU, começam a circular na internet “denúncias de fraudes” (algumas até são reais). A última delas aponta para a prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com mensagens que circulam online, golpistas estão enviando boletos de IPTU com códigos de barra falsos em nome da prefeitura do Rio de Janeiro. A principal “prova” para isso seria o fato de órgão ter informado que não iria mais enviar boletos para os contribuintes. Leia uma das versões da mensagem que circula online (acompanhada da imagem do suposto boleto):

IPTU – Vale repassar!!! Pessoal, boa tarde Mensagem divulgada num grupo de amigos advogados especializados em Direito Imobiliário Recebi um boleto da prefeitura para pagamento do IPTU deste ano. Conferi os dados e estavam Ok. Como sempre faço, abri o aplicativo do Itaú para pagamento, para verificar se o código de barras pode ser lido. No meu caso, o aplicativo informou que o código de barras estava incorreto.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Entrei no site carioca.rio e solicitei uma 2ª via do IPTU. Imprimi e testei o código de barras, que foi lido normalmente. Verifiquei então que o código de barras (linha digitável) é diferente do que recebi pelos correios. Uma amiga que trabalha na Prefeitura, confirmou que É fraude, foi noticiado intensamente que *não será enviado carnê/boleto ou qualquer outra coisa* para residências. *O acesso ao documento só online*. Portanto, atenção. Abraço.

Boleto falso do IPTU 2021 está sendo enviado a contribuintes no Rio de Janeiro?

Ok, gente. Precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Porém, neste caso, a denúncia em questão de boletos falsos do IPTU 2021, de acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, não procede.

Ficamos desconfiados pelo teor da mensagem. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Para além disso, denúncias falsas têm um histórico vasto. Já desmentimos histórias falsas sobre denúncias de boletos falsos do IPVA 2016, IPVA 2017, pagamento de taxa de incêndio, Carnê do MEI e boleto do DPVAT.

E, apesar, de existir, sim, alguns golpes relacionados a boletos falsos, a história que fala do IPTU do Rio de Janeiro não procede. Essa matéria do jornal Extra aponta que, de acordo com a prefeitura, a Empresa Municipal de Informática (IPLAN Rio) não detectou nenhuma irregularidade envolvendo a cobrança.

Vale dizer que não é verdade que a prefeitura do Rio de Janeiro “parou” de mandar boletos do IPTU. O que ocorreu foi o seguinte: para economizar, o órgão está enviando por correio apenas o boleto com o valor a ser pago à vista e a primeira parcela. Caso a pessoa opte por parcelar, as outras parcelas devem ser impressas no site carioca.rio (oficial do órgão).

Se você, mesmo lendo esse desmentido, ficou desconfiado do boleto que recebeu, não precisa se desesperar. Você só precisa entrar no site carioca.rio e pedir para imprimir a segunda via do boleto do IPTU 2021. Simples, não?

Resumindo: a história que aponta que os boletos de IPTU 2021 que estão sendo enviados pelos Correios são parte de um golpe não procede. A própria prefeitura do Rio de Janeiro apontou que se trata de um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK