Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 7 boatos envolvendo o carnaval que já enganaram internautas

7 boatos envolvendo o carnaval que já enganaram internautas

É Carnaval! Aproveitando o clima da folia, o Boatos.org separou uma lista com 7 boatos envolvendo o carnaval que já enganou muita gente.

Para os amantes de folia, o melhor feriado do ano chegou. A data divide opiniões: há quem goste da multidão suada e feliz e, na mesma medida, há os que fogem dela. Para as mentes brilhantes da internet não há controvérsia: é festa que segue e os boatos não param.

Para dar o pontapé inicial no carnaval e aproveitar o clima da folia, o Boatos.org preparou uma lista com sete boatos envolvendo o carnaval que já enganaram muitos foliões por aí. Confiram!

1 – Vídeo carnaval de pipoca é um vírus

Esse tipo de boato não é novo. A história faz parte da imensa lista de boatos de vídeos com vírus poderosos que circulam por aí. Neste caso, a mensagem apontava que a mais nova ameaça do aplicativo era o vídeo “carnaval de pipoca”, um vírus que hackeia celular. Pois bem, assim como em outros alertas de vídeos, a história não fazia o menor sentido pelo simples fato de que não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. Leia o desmentido aqui.

2 – Arnaldo Jabor detona carnaval em texto

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O clima carnavalesco deixa tudo mais leve. Porém, há quem diga que “não há motivos para festejar”. Nessa história, o cineasta e escritor Arnaldo Jabor teria publicado um texto criticando o carnaval e alertando para a roubalheira no país. Acontece que o texto foi encontrado no “Jornal Cidades da Serra” e pertence ao editor do veículo. Além disso, o cineasta até tem uma simpatia pelo carnaval. Ou seja, é boato. Leia o desmentido aqui.

3 – Jabor também criticou “Que Tiro foi Esse”

Parece que Arnaldo Jabor entrou para a lista de preferidos das mentes brilhantes da internet. Afinal, essa já é a segunda vez que o cineasta aparece com textos “ranzinzas” no Carnaval. Dessa vez, a história apontava que Jabor escreveu o texto “Que Tiro Foi Esse” indignado com a falta de capacidade dos brasileiros de pensar. Pois bem, mais uma vez, a história não passa do fenômeno do texto anônimo que é atribuído a um famoso só para viralizar. Leia o desmentido aqui. 

4 – Mulher desapareceu no carnaval e deu caô do ET

No final da folia, a gente sempre tem histórias para contar, não é mesmo? Mas, sem dúvida, nenhuma delas vai se comparar com a história da capixaba Ana Letícia Andreatta Fonseca. De acordo com a história que circulou pelas redes sociais, Ana Letícia desapareceu no carnaval inteiro e reapareceu dizendo que havia sido abduzida por ETs. A história é tão sem pé nem cabeça que as informações sobre o episódio são fruto de um site de notícias falsas. Ou seja, tudo mentira. Leia o desmentido aqui.

5 – Espírito Santo não vai ter carnaval

Em 2017, uma notícia deixou os foliões capixabas aflitos: o Espírito Santo vai parar e não terá carnaval. No comunicado, o texto decretava uma paralisação geral e o fechamento das principais rodovias que são acesso ao estado. O boato nasceu junto com a crise da segurança pública. Mas, com tantos equívocos e desinformação na história, não foi difícil mostrar que se tratava apenas de um boato. Leia o desmentido aqui.

6 – Temer quer acabar com o carnaval

Outra história famosa envolvendo o carnaval aconteceu em 2016 foi a de que o presidente Michel Temer propôs o fim da folia. A mensagem apontava que depois da aprovação da PEC 241, o presidente Michel Temer sugeriu o fim do carnaval no Brasil por 20 anos. Uma revelação e tanto. Se fosse verdade, sim. Mas, a verdade é que a notícia é fruto de um dos sites clássicos de notícias falsas da internet. Leia o desmentido aqui.

7 – Galo da Madrugada vai acabar

O sétimo item da nossa lista viralizou há muito tempo na internet. Em 2014, uma história apontava que a Prefeitura de Recife acabaria com o Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo. Tudo mentira, porque o veículo que publicou a informação, o Diário Pernambucano, tem como slogan “Falsiê, mas sem farsas”. Ou seja, o Galo da Madrugada ainda está lá, firme e forte! Leia o desmentido aqui.