Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bebê é encontrado com vida por soldado israelense em Brumadinho, mostra vídeo #boato

Bebê é encontrado com vida por soldado israelense em Brumadinho, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra momento no qual um soldado israelense encontrou um bebê com vida em meio à lama do desastre de Brumadinho.

Prestes a completar uma semana, a tragédia de Brumadinho ainda comove muitos brasileiros. Em meio a consternação com o número de mortos (que já chega a uma quase uma centena) e indignação com possíveis responsáveis pelo rompimento da barragem, informações falsas sobre o caso continuam circulando na internet.

A última que surgiu na internet aponta para as forças israelenses que estão auxiliando no resgate. Depois de algumas matérias falando que os equipamentos enviados ao Brasil não são efetivos nas buscas em meio à lama, começou a circular na internet uma “resposta aos jornalistas”: um vídeo de um bebê sendo salvo supostamente por um soldado de Israel.

As imagens (que não vamos exibir aqui por serem muito fortes) mostram um militar emocionado com um bebê muito ferido no colo. Em alguns casos, o vídeo tem uma música evangélica ao fundo. Leia as mensagens que acompanharam a postagem (encontramos quatro versões predominantes):

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: PARA CALAR A BOCA DE JORNALISTA QUE TENTAN DIFAMAR A CAPACIDADE OS EQUIPAMENTOS DE ISRAEL A PROVA ESTA AI CRIANÇA LOCALIZADA COM VIDA. Versão 2: Para os jornalistas que tentam desqualificar os aparelhos utilizados por Israel na busca por pessoas. Foi encontrado uma criança com vida.

Versão 3: Soldado Israelense não contém as lágrimas ao retirar esse bebê soterrado. Meu Deus! forte demais Versão 4: Militar de Israel não conteve as lágrimas ao segurar bebê encontrado com vida em Brumadinho

Vídeo mostra bebê encontrado com vida por soldado israelense em Brumadinho?

É claro que as imagens emocionantes circularam muito na internet e deixaram muita gente comovida. Mas será mesmo que o tal vídeo que mostra um bebê ferido é relativo a um resgate feito por um soldado israelense em Brumadinho? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo.

Ao nos deparar com o “combo vídeo impactante + mensagem com cunho político” (sim, no fundo, a intenção é justificar que o governo está certo na parceria com Israel), já ficamos desconfiados.

Junte isso ao fato de que a mensagem tem algumas das principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) e que (mesmo com a cobertura massiva sobre o episódio) não há nada sobre o tal episódio em notícias e tivemos quase a certeza do boato.

Bastou uma busca pela origem das imagens para a nossa “quase certeza” virasse “certeza”. O vídeo que viralizou foi retirado deste vídeo divulgado pelas redes norte-americanas ABC e CNN (dentre outras) em 2016.

Na ocasião um soldado “capacete branco” resgatou uma bebê que estava nas ruínas de um prédio destruído por um bombardeio na cidade de Idlib (na Síria). O soldado chegou a dizer que sentiu como ela fosse a sua filha.

Infelizmente, é muito difícil que, quase uma semana após o desastre, a cena se repita (seja com socorristas brasileiros ou israelenses) em Brumadinho. A chance de se encontrar sobreviventes em meio à lama é praticamente zero porque (ao contrário do caso, por exemplo, de um desabamento de prédio) não há bolsões de ar para quem ficou preso.

Resumindo: a história que aponta que um soldado israelense resgatou um bebê em meio à lama de Brumadinho é falsa. O vídeo, na realidade, foi gravado na Síria em 2016 e nada tem a ver com a tragédia que ocorreu no Brasil em 2019.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.