Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandidos roubaram viatura da PM no Espírito Santo #boato

Bandidos roubaram viatura da PM no Espírito Santo #boato

Boato – Após a greve da Polícia Militar no estado capixaba, bandidos roubam viatura e postam foto no Facebook.

Você liga o noticiário e vê um ônibus queimando como se fosse lenha em uma grande fogueira de São João. A sua televisão está no mudo, mas as imagens que aparecem mostram caos, correria, saques e assassinatos.

São cenas de filme, ao estilo Armagedom, Apocalipse, Invasão da Terra, qualquer coisa que indique o fim dos tempos. Aí você aumenta o volume e, infelizmente, não é ficção. É a realidade que o povo da Grande Vitória, no Espírito Santo está enfrentando desde o dia 04 de fevereiro.

Boato espalha informação errada de que viatura foi roubada após onda de crimes no Espírito Santo
Boato espalha informação errada de que viatura foi roubada após onda de crimes no Espírito Santo. Foto: Reprodução

Enquanto o país inteiro assiste boquiaberto à séria situação instaurada na capital capixaba, que começou após a greve da Polícia Militar, nas redes sociais e jornais não há outro assunto que não esse. Tanto, que as pessoas têm compartilhado em frenesi uma cena mais impressionante que a outra. Inclusive o registro de três jovens dentro de uma viatura da PM que foi supostamente roubada após se iniciar esta onda de crimes na cidade. Confira a notícia que acompanha a imagem:

Do Uol:

Cerca de cem mulheres estão em frente ao 10° Batalhão da Polícia Militar em Guarapari, no Espírito Santo, protestando por melhorias salariais e melhores condições de trabalho da PM no Estado capixaba. Uma kombi usada para locomoção dos militares teve os quatro pneus esvaziados.

No município de Serra, manifestantes não permitiram a saída de viaturas e nem de policiais dos batalhões. Desde sexta-feira, às 7h da manhã, a cidade ficou sem policiamento nas ruas e foram registrados diversos roubos e tentativas de homicídios. De norte ao sul do Estado, não há policiamento nas ruas […]

A imagem mostra bandidos dirigindo uma viatura da Polícia Militar. O caos está instalado no Estado.

Bandidos roubaram a viatura da PM no Espírito Santo?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ainda que o enredo atual do estado seja assustador, essa história de roubo de viatura não procede. Como é típico de balelas na web, alguém se valeu de um assunto em alta para fazer aquela gambiarra de informações e enganar todo mundo.

A foto que mostra três jovens dentro de uma viatura da Polícia Militar não é de bandidos e muito menos foi tirada recentemente. Trata-se de uma imagem que foi tirada em 2013 em uma operação especial do Batalhão de Missões Especiais da PM capixaba (o BME).

Como explica essa matéria do jornal Folha Vitória, quando a fotografia começou a viralizar em setembro de 2016 (já relacionada a essa história de roubo) a própria PM esclareceu que ela foi feita em um evento onde se permitiu o acesso da comunidade às viaturas. Ou seja, os jovens estavam na viatura com o consentimento da polícia.

Sobre o texto que tem acompanhado a imagem nas postagens por aí, este sim é recente e foi publicado no site UOL no dia 04 de fevereiro, logo que a onda de crimes se iniciou na Grande Vitória. Mas, claro que a parte da viatura foi acrescentada propositalmente, como é possível ver no link original, o texto não termina assim.

Portanto, a notícia sobre os crimes no Espírito Santo é verdadeira, mas a fotografia e a informação de que a viatura foi roubada nos últimos dias é pura mentira. Não bastasse ter que assistir à triste realidade enfrentada no estado, temos que lidar com boataria sobre uma situação tão séria. Melhorem.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Rodrigo Oliveira. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.