Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandeira da China foi hasteada no lugar da brasileira entre Votuporanga e Sebastianópolis do Sul (São Paulo) #boato

Bandeira da China foi hasteada no lugar da brasileira entre Votuporanga e Sebastianópolis do Sul (São Paulo) #boato

Bandeira da China foi hasteada no lugar da brasileira entre Votuporanga e Sebastianópolis do Sul (São Paulo), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que chineses já estão dominando o país. A prova é que a bandeira da China foi hasteada no lugar da brasileira em um ponto entre Sebastianópolis do Sul e Votuporanga, em São Paulo.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o preconceito contra asiáticos cresceu mundo afora. Muito desse sentimento xenofóbico é reforçado por histórias (compartilhadas com mais frequência após a saída de Ernesto Araújo do Itamaraty) como a de hoje.

Imagens mostram o que seria a “prova” de que a China já “dominou o Brasil”. De acordo com o vídeo que viralizou na internet, a China já hasteou a sua bandeira no lugar da brasileira no interior de São Paulo. Isso teria ocorrido entre as cidades de Sebastianópolis do Sul e Votuporanga. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: VOTUPORANGA SÃO PAULO #COMUNISMO A TODO VAPOR BRASIL – Cidade do interior de SP, Votuporanga, amanhece com a bandeira da China em mastro na entrada da cidade. Esse é o o cenário atual do Brasil. Onde governadores e prefeitos ditam ordens comunistas. Onde iremos chegar com esses governos brasileiros, que fazem apologia à um sistema de governo genocida que já ceifou milhares de vidas, inclusive à de cristãos. #VERGONHA NACIONAL

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: A China JÁ está dominando o interior de São Paulo Cidade de Sebastianópolis do Sul próximo a Votuporanga SP Versão 3: Bandeira da China fincada em território brasileiro (São Paulo) Faz o mesmo na China pra ver o que acontece… Quem está dormindo, já passou da hora de acordar! Versão 4: “Submissão” é a palavra correta. Será que na China existe a bandeira do Brasil exposta em algum mastro chinês? Acorda povo brasileiro! Será que na China existe a bandeira do Brasil exposta em algum mastro chinês? Acorda povo brasileiro!

Bandeira da China foi hasteada no lugar da brasileira em Votuporanga e Sebastianópolis do Sul (São Paulo)?

O vídeo e as mensagens chamaram muita atenção na internet. Porém, novamente se trata de ilação para reforçar uma tese falsa (de que temos que nos fechar para “invasores chineses”). Não é verdade que a bandeira foi hasteada “do dia para noite” no lugar da brasileira em Votuporanga ou/e Sebastianópolis do Sul.

No meio de toda polêmica, um vereador de Votuporanga resolveu tirar a prova dos nove e revelou a verdade. Em vídeo gravado e publicado nas suas próprias redes sociais, Renato Abdala (que, por sinal, é de um partido conservador) esclareceu que a bandeira chinesa na imagem em questão está hasteada ao lado da brasileira. Leia mensagem e assista ao vídeo:

Bandeira da China não prevalece. A Bandeira Brasileira está ao centro como manda a Lei. Fui conferir a história da bandeira chinesa em território brasileiro. A legislação brasileira permite de acordo com o Decreto n°763 de 23 de abril de 1936, desde que a BANDEIRA BRASILEIRA esteja asteada juntamente.

Ou seja: a pessoa que publicou o vídeo simplesmente “cortou” a bandeira brasileira da imagem para dar a impressão de que há uma “dominação chinesa”.

Ao buscar por empresas chinesas na região de Votuporanga e Sebastianópolis do Sul, chegamos à Cofco (empresa do ramo do agronegócio). A multinacional chinesa está no local desde 2016. Ou seja: a bandeira não surgiu “do dia para noite”.

Vale apontar (como citou o vereador) que não há ilegalidade de empresas estrangeiras hastearem a bandeira, desde que a do Brasil fique no centro ou à direita (no caso de números pares de bandeiras). Só para que tudo fique claro, veja o que diz a lei:

Art. 1º Em todo o territorio nacional, excepto nas Embaixadas Legações e Consulados estrangeiros, nenhuma bandeira de nação estrangeira poderá ser hasteada, mesmo á meia haste, sem que fluctue ao lado a bandeira brasileira.

1) Quando o hasteamento de bandeira estrangeira deva ser feito á meia haste, a bandeira brasileira só será hasteada nas mesmas condições, por motivo de luto official. Nesse caso particular, tanto ao ser içada como arriada, a bandeira brasileira deverá primeiramente ir ao topo do mastro.

2) Quando tiverem de ser hasteadas duas bandeiras, a brasileira ficará á, direita. Quando forem hasteadas diversas, a Nacional ficará no centro si o total fôr numero impar, ou occupará o logar mais proximo do centro, á direita deste, si o numero for par.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens e vídeo, a bandeira chinesa não está hasteada “sozinha” entre as cidades de Votuporanga e Sebastianópolis do Sul (São Paulo) e tampouco isso significa “dominação do Brasil pela China”. A bandeira está lá já algum tempo e seu hasteamento segue a lei brasileira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: