Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Baleia de quase 1 km passa por baixo da ponte junto a filhote em cidade do Brasil #boato

Baleia de quase 1 km passa por baixo da ponte junto a filhote em cidade do Brasil #boato

Baleia de quase 1 km passa por baixo da ponte junto a filhote em cidade do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto flagra o exato momento em que uma baleia de 1 km de comprimento passa por baixo de uma ponte junto com o seu filhote. Relatos apontam que caso ocorreu em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis e outros locais.

O que não tem faltado nos últimos dias aqui no Boatos.org são vídeos e fotos falsamente atribuídas a situações aqui no Boatos.org. Depois de falar sobre imagens de liberação de água de vertedeouro e de uma chuva de granizo, vamos falar sobre um animal incrível que teria sido flagrado no Brasil.

Uma postagem aponta que uma baleia de quase um 1 quilômetro de comprimento teria passado embaixo de uma ponte e sido fotografada. O que não faltaram foram versões diferentes da história. Teve gente falando que o animal tinha sido visto embaixo da ponte JK (em Brasília), Rio-Niterói (no Rio de Janeiro), ponte dos Arcos (em Barra Mansa) e outras. Era tanta cidade que a gente só separou 10 versões da história (pouco né). Leia e veja:

Versão 1: Baleia de quase 1km junto de seu filhote passando embaixo da ponte dos arcos em Barra Mansa – RJ. Versão 2: Baleia de quase 1km junto de seu filhote passando embaixo da ponte JK em Brasília Deus é maravilhoso Versão 3: Baleia de quase 1 km junto de seu filhote passando embaixo da ponte da BR376 sobre o Rio Miringuava, São Marcos, São José dos Pinhais, PR Surpreendentemente

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 4: Baleia fotografada por drone passando pela ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Versão 5: Baleia de quase 1km junto de seu filhote passando embaixo da ponte Rios Niterói – RJ. Deus é maravilhoso Versão 6: Baleia de quase 1km junto de seu filhote passando embaixo da ponte dos Barreiros em São Vicente- SP Versão 7: UMA BALEIA DE QUASE 1 KM JUNTO COM SEU FILHOTE, NADANDO POR BAIXO DA PONTE SERGIO MOTTA, NO RIO CUIABÁ

Versão 8: Baleia de quase 1km junto de seu filhote passando embaixo da ponte do São Francisco em São luis-MA. Versão 9: Baleia de quase 1km junto de seu filhote, passando embaixo da ponte que liga Avanhandava a rodovia Marechal Rondon. Versão 10: Baleia de quase 1km junto de seu filhote passando embaixo da ponte rodoferroviária de Marabá.

Baleia de quase 1 km passa por baixo da ponte junto a filhote em cidade do Brasil?

Como vocês puderam ver, a tal foto serviu para a mesma balela ser contada em diversos locais do Brasil. Mas será mesmo que uma baleia de quase 1 km foi flagrada mesmo por aqui? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Só a multiplicidade de versões, sempre se utilizando da mesma foto, é um prato cheio para desconfiarmos da veracidade da informação. Junte isso ao fato de que a mensagem tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis e ficamos ainda mais desconfiados.

Outro ponto que nos chamou atenção foi que, ao fazer uma rápida busca na internet, nada encontramos sobre o assunto em fontes confiáveis. Se, de fato, uma baleia desse tamanho tivesse passado por baixo de uma ponte, teria virado notícia.

Mais uma busca, desta vez pela imagem, e descobrimos que a tal aparição não passou de uma montagem. Mais do que isso: descobrimos que a balela circulou por outros países e foi desmentida por sites de fact-checking como o Hoax Or Fact e o Snopes. 

Nos desmentidos em questão, descobrimos que, na realidade, a imagem trata-se de uma obra de um artista digital chamado Umut Reçber. Quando a imagem começou a circular como verdadeira em diversos países, o próprio artista tratou de mostrar como fez a montagem. Veja no vídeo abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

‘Mother’ step by step before-after. -> _ A lot of people texted me. I wanted to share the steps before and after. Good day to everyone. * Bridge photo: @chuttersnap * Whale photo: @pixabay * Edit be me. _ ▪Note: Don’t forget to comment if you want more videos.Thank you to everyone for your interest.. _ #LaunchDsigns #learnphotoshop #enterimagination #manipulationclan #photocollage #edit_grams #TheUniversalArt #thecreativers #artshub #artselect #enter_visual_ #Visual_Creatorz #discoveredit #manipulationteam #graphicroozane #natgeowild #ps_wanderlust #photoshop_indonesia #photoshop #thegraphicspr0ject #photomanipulation #artspotlight #arts_secret #surrealart #artistic_unity_

Uma publicação compartilhada por Umut Reçber (@umutrecberart) em

Resumindo: a história que aponta que uma baleia de quase 1 km foi encontrada em uma ponte no Brasil é falsa. A imagem em questão é fruto de um trabalho de um artista digital e, como vocês podem imaginar, causou muita confusão por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p