Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Assaltantes colam adesivos em casas para se comunicar entre si #boato

Assaltantes colam adesivos em casas para se comunicar entre si #boato

Boato – Em cartaz, a Secretaria de Segurança Pública avisa que criminosos estão marcando as casas com adesivos para ajudar assaltantes.

O brasileiro sempre foi conhecido pelo seu carisma e jogo de cintura, o famoso “jeitinho brasileiro” e, ao que tudo indica, no mundo do crime não é diferente. Se, por um lado, a prática do “jeitinho” está no cotidiano das pessoas, o mesmo se dá nas organizações criminosas.

Criminosos estão marcando as casas com adesivos para fazer assaltos, diz boato
Criminosos estão marcando as casas com adesivos para fazer assaltos, diz boato

A última do “jeitinho brasileiro” dos foras da lei dá conta de um adesivo na entrada das residências. De acordo com um alerta que tem sido compartilhado nas redes sociais para “inibir” a ação dos criminosos, a Secretaria de Segurança Pública espalhou cartazes avisando a população. Leia o que diz a mensagem:

ATENÇÃO – MUITO IMPORTANTE

Se alguma vez você encontrar colado na sua porta ou portão (junto a campainhas, etc) qualquer autocolante com um desses símbolos, retire-os imediatamente pois são utilizados por grupo de assaltantes que assim se comunicam entre si. DIVULGUE AO MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEL

Assaltantes colam adesivos em casas para se comunicar entre si?

O aviso deixou muitos internautas “com a pulga atrás da orelha”. Não é pra menos, um aviso desses é mesmo para deixar qualquer um com medo. Mas, se você faz parte do grupo que ficou desesperado com a notícia, pode ficar despreocupado, porque a informação é falsa. Entenda os porquês.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Primeiro, nós procuramos vestígios do aviso na internet e encontramos relatos do boato desde 2006. Mas, nenhum caso sobre o tal adesivo ou crimes cometidos com o uso deles foi encontrado. Só encontramos registros do comunicado em sites e blogs que copiaram o mesmo conteúdo (e que, na maioria dos casos, são semeadores de boatos).

Nas buscas, não encontramos o texto no site da Secretaria de Segurança Pública ou em outro canal oficial do órgão. Se, por acaso, esse fosse um aviso elaborado pela Secretaria, certamente estaria disponível em seu portal ou em algum outro canal oficial do governo.

Para sacramentar: em 2012, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo se pronunciou sobre o caso. De acordo com a secretaria, o cartaz, que mostra os supostos adesivos que seriam colados por criminosos nas portas das casas, não foi emitido pelo governo. Informou, ainda, que não divulga recomendações desse tipo.

Resumindo: o alerta emitido pela Secretaria de Segurança Pública nunca existiu. Ou seja, sua casa não será assaltada com a indicação de adesivos. Ah, é sempre bom lembrar que ninguém esta livre da ação de criminosos. Por isso, se você acha que sua casa está sendo, de alguma forma, vigiada por bandidos, procure a polícia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.