Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra arrastão no shopping Via Parque, no Rio de Janeiro #boato

Vídeo mostra arrastão no shopping Via Parque, no Rio de Janeiro #boato

Boato – Vídeo compartilhado na internet mostra arrastão no estacionamento do Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro.

A violência no Rio de Janeiro e ações voltadas à segurança pública por parte do governo federal têm sido alguns dos assuntos mais falados na mídia nos últimos dias. Para corroborar com o debate sobre o assunto, um vídeo tem chamado atenção na internet desde o dia 11 de março de 2018.

As imagens são de um suposto arrastão no Shopping Via Parque no Rio de Janeiro. O vídeo mostra a ação da polícia e pessoas correndo para dentro do shopping. Na descrição, a mensagem afirma que se trata de um “arrastão após o Via Parque ainda agora, por volta das 20:40, sentido Jacarepaguá”.

A mensagem aponta, ainda, que “trinta homens armados pularam as cancelas do estacionamento e realizaram um intenso e violento arrastão” e que foi um “desespero total agora pouco no estacionamento do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca”. Leia o que diz a mensagem, viral no Facebook e WhatsApp:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Desespero TOTAL agora há pouco no estacionamento do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca! Aproximadamente 30 homens armados pularam as cancelas do estacionamento e realizaram um intenso e violento arrastão levando absoluto pavor a dezenas de famílias com crianças! Minha filha em pânico, chorando NÃO desejando mais sair de casa. Quantas crianças mais vamos ver crescer desenvolvendo, quem sabe num futuro próximo, crises de pânico e ansiedade? Triste ver a infância se perder dando lugar ao pavor, à reclusão… Hoje, dia 11 de março de 2018, às 20:30h, mais um dia a entrar para a temível estatística do Rio de Janeiro; mais um dia de horror na cidade diante de nossos olhos e de nossa impotência!

Vídeo mostra arrastão no shopping Via Parque, no Rio de Janeiro?

Se o vídeo é a prova do arrastão quer dizer que a história é real, certo? Na verdade, não. Se você foi uma das pessoas que acreditou na história, saiba que está errado. É boato! Vamos aos fatos.

Ao contrário do que aponta a mensagem, não aconteceu nenhum arrastão no Via Parque. A prova disso está no comunicado da própria direção do shopping que afirmou que “não houve arrastão ou qualquer incidente dentro da área do shopping”. Leia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO. O Via Parque Shopping esclarece que não houve arrastão ou qualquer incidente dentro da área do shopping na noite deste domingo (11/03). Pedestres que estavam na Av. Ayrton Senna entraram no estacionamento em decorrência de um repentino engarrafamento que ocasionou princípio de tumulto no viaduto Santos Dumont, que fica 500m distante, na direção Linha Amarela.

O 31° Batalhão de Polícia Militar (PMERJ) também se posicionou sobre o episódio. Em nota, o batalhão informou que “não ocorreu nenhum delito desta magnitude em nossa região, muito menos que indivíduos armados adentraram no estacionamento”. Confira:

Mais uma vez, está circulando nos veículos de comunicação notícias sobre um novo arrastão. De acordo com a nota oficial do shopping Via Parque e com a inexistência dos registros nas Delegacias e no 190, fica esclarecido que NÃO OCORREU NENHUM DELITO desta magnitude em nossa região, muito menos que indivíduos armados adentraram no estacionamento do citado local no dia 11/03, e em nenhuma outra data pretérita. O 31°BPM solicita a colaboração de todos, que se dedique uma atenção especial e responsabilidade no repasse de tais incidentes. Lembrem-se que estamos no Facebook, no messenger, disponíveis para esclarecer quaisquer tipos de demandas.

Já sabemos que não tem nada de arrastão, certo? Mas e o vídeo? Ao buscarmos sobre o assunto, chegamos a notícia de que a Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, ficou interditada nos dois sentidos para uma ação da Polícia Militar, na altura do Via Parque, no domingo (11). De acordo com as informações da reportagem, teria acontecido uma tentativa de roubo na Avenida Ayrton Senna, altura da Cidade de Deus. Ou seja: nada de arrastão no shopping.

Com isso, chegamos a conclusão de que não houve arrastão e tampouco invasão no Shopping Via Parque. Tudo não passou daquela velha história do aumenta e inventa. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.