Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Anomalia climática vai fazer temperatura do Brasil chegar a -17ºC #boato

Anomalia climática vai fazer temperatura do Brasil chegar a -17ºC #boato

Boato – O Brasil deve passar por uma anomalia climática que vai fazer as temperaturas chegarem de -14ºC a -17ºC. Vai fazer muito frio.

Parece que as pessoas andam um tanto quanto preocupadas (ou animadas, dependendo do ponto de vista) com o inverno no Brasil. A queda de temperaturas, principalmente na região Sul, tem tirado casacos dos armários e está dando combustível para notícias falsas circularem por aí.

A última que circula na internet, de fato, “força a amizade”. De acordo com textos publicados em blogs e que viralizaram no Facebook, o Brasil vai passar por temperaturas de até -17ºC nos próximos dias. O motivo seria uma “anomalia climática”. Leia o texto que circula online:

Uma anomalia climática pode fazer a temperatura do Brasil chegar em até -17ºC. Há pouco tempo saiu uma matéria falando sobre a possibilidade do Brasil enfrentar o inverno mais frio dos últimos 100 anos, lembram? Então, agora a nova informação é de uma anomalia climática que poderá causar a queda de temperatura para níveis muito inferiores ao normal.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

De acordo com uma publicação feita pelo Conexão Geoclima, a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, poderão ser alvos dessa anomalia, fazendo com que a temperatura chegue na casa dos -14/-17°C. Essa anomalia é uma diferença comparada com a média histórica e cidades como São Joaquim, em Santa Catarina, por exemplo, costuma ter uma média de 7° e poderá chegar em -7°. Para os amantes do frio, essa certamente é uma notícia de animar.

Anomalia climática vai fazer temperatura do Brasil chegar a -17ºC?

A tal publicação sobre a friaca está se espalhando muito na internet. Mas será mesmo que teremos temperaturas de até -17 ºC? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, o texto já dá “aquela nos rins”. Na primeira linha, o texto cita a informação do inverno mais frio dos últimos 100 anos. Só tem um detalhe: essa história já foi desmentida no Boatos.org. Confere no link abaixo:

Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos, diz previsão #boato

A desconfiança se concretizou com algumas pesquisas. Ao buscar sobre a previsão de tempo para Urupema e São Joaquim, cidades catarinenses consideradas algumas das mais frias do país, não encontramos nada que falasse de -17ºC. A previsão “mais gelada” é de -3ºC.

Já sabendo que o texto é falso, fomos tentar entender de onde saiu a informação dos -17ºC. Para isso, chegamos à fonte citada na matéria: a página Conexão Geoclima. Depois que a história viralizou, os proprietários da página explicaram que tudo não passou de um mal-entendido.

Na realidade, os “-15ºC” (e não -17ºC) são a variação da previsão de temperatura e a média histórica para São Joaquim (SC). Vale dizer que a página levou em conta a previsão de mínima e a média de temperaturas máximas. Ou seja, sequer a métrica é das mais exatas.

Resumindo: a história que aponta que o Brasil vai ter temperaturas entre -14ºC e -17ºC é falsa. Nasceu de uma interpretação errada de um post publicado em redes sociais, chegou a citar uma notícia falsa desmentida aqui e não há nenhum instituto de meteorologia que endosse a previsão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.