Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e braço-direito do PCC são soltos por causa de decisão do STF que beneficia Lula #boato

Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e braço-direito do PCC são soltos por causa de decisão do STF que beneficia Lula #boato

Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e braço-direito do PCC são soltos por causa de decisão do STF que beneficia Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa da decisão do STF que acabou com a prisão após a condenação em segunda instância e beneficiou o ex-presidente Lula, Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e o braço-direito do PCC foram libertados.

Como falamos anteriormente, a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a decisão do STF que acaba com a prisão automática após condenação em segunda instância tem gerado diversos boatos na internet. O volume tem sido tão grande que, agora, vamos desmentir três histórias falsas em uma só.

Links que anunciam a soltura de Alexandre Nardoni (condenado pela morte da filha Isabela Nardoni), Roger Abdelmassih (médico condenado por abuso sexual) e Odemir dos Santos (chamado de “braço-direito do PCC”) começaram a viralizar na internet. Junto aos links, há comentários que apontam que as libertações se deram por causa da decisão do STF que beneficiou Lula.

No caso de Alexandre Nardoni, a notícia do UOL com o título “STJ concede habeas corpus e Alexandre Nardoni deve retornar ao semiaberto” e do R7 com o título “Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime semiaberto” circularam junto com comentários como esse:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: O Nardoni !? Nada demais, só matou uma criança! Mais um inocente na rua, parabéns ao STF … Versão 2: Olha aí que STF fez soltou até esse b… que matou a própria filha…. Tudo pra soltar o otário do Lula… Versão 3: Aí PTzada… Bora libertar o Lula*drao”… Chego ficar com vontade de vomitar com tamanha nojeira do STF e sua gangue com esse tipo de atitude…

No caso de Roger Abdelmassih, a notícia que viralizou também é do R7 e tem o seguinte título: “Ex-médico Roger Abdelmassih é solto após Habeas Corpus”. Assim como no caso de Alexandre Nardoni, a notícia é acompanhada de comentários ácidos:

Versão 1: Já já vai sair o pobre coitado do Roger Abdelmassih que só estuprou 37. Nada demais né !? Esqueçam a p… do Lula e Bolsonaro, essa m… toda vai além da política !! Pois é, Lula livre e mais um monte de bandidos junto com ele. Prabens pelo ótimo trabalho do STF. Versão 2: Pra você que defende Lula, saiba que outros criminosos também foram beneficiados com essa absurda decisão do STF.

No caso de Odemir dos Santos (chamado de “braço-direito do PCC”), a matéria é do UOL e tem o seguinte título: “Braço-direito do PCC sai de prisão após habeas corpus de ministro do STF”. Já os comentários são os seguintes:

Versão 1: Mais um “inocente” deixa a prisão após a decisão do STF em derrubar a prisão em 2 instância. Versão 2: A m… já começou a vazar… Viva os m… e filhos da puta do STF… Versão 3: O Lula nem me preocupa, a m… é quem vai vir junto nessa barca do Supremo.

Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e braço-direito do PCC são soltos por causa de decisão do STF que beneficia Lula?

Como vocês viram, o que não faltou na internet foi “anúncio” de gente sendo solta junto com Lula (isso que nem colocamos aqui neste desmentido o caso de João de Deus, que, se preciso, será tratado à parte). Mas só há um detalhe nisso tudo: todos os anúncios de soltura são antigos e nada têm a ver com a decisão do STF que beneficiou Lula.

Há uma explicação que detona a hipótese de benefício aos casos citados neste texto. Se o réu é considerado perigoso ou se há possibilidade de tumultuar o andamento do processo, o juiz pode decretar a prisão preventiva. A decisão do STF não se aplica com quem teve esse tipo de prisão decretada. Essa explicação, aliás, acabou com o entendimento (errado) de que o STF liberaria dezenas ou centenas de milhares de presos.

Para além disso, os próprios links que estão circulando em redes sociais desmentem a tese de que as libertações citadas ocorreram por causa da decisão do STF sobre a prisão após a segunda instância. Em todos os casos, as notícias são anteriores à decisão e nada têm a ver com esse tipo de regra.

No caso de Alexandre Nardoni, a decisão ocorreu no dia 30 de outubro de 2019 e atendeu a um pedido de progressão de pena. Nardoni progrediu para o regime semiaberto por ter cumprido mais de um sexto da pena e tido bom comportamento. Ele chegou a ter esse benefício concedido (em caráter liminar) de abril até agosto (quando foi revogado até a decisão final, de outubro). Ou seja: não tem nada a ver com a decisão do STF.

O caso do “braço-direito do PCC” é similar ao de Nardoni. A soltura dele se deu em setembro deste ano após decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, do STF. Na decisão, o ministro entendeu que ele não poderia estar cumprindo pena sem ter sido condenado (Odemir estava preso desde 2016). Ou seja: nada tem a ver com prisão após condenação em segunda instância.

O caso do médico Roger Abdelmassih é o mais bizarro de todos. Isso porque o link em questão é de 2017. Na época, o ministro Ricardo Lewandowski deferiu o pedido de uma liminar para que o médico ficasse em prisão domiciliar por questões de saúde (de novo, nada a ver com segunda instância). A liminar foi cassada em uma semana e, de lá para cá, Roger Abdelmassih saiu e voltou para a cadeia mais uma vez.

Resumindo: não é verdade que Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e o braço-direito do PCC foram soltos por causa da decisão do STF que beneficiou Lula. As notícias que circulam online não são atuais e não têm a ver com a prisão após a condenação em segunda instância. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N