Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sinistro: 7 alertas falsos que assustaram internautas do Rio de Janeiro

Sinistro: 7 alertas falsos que assustaram internautas do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou fama por suas belas paisagens e patrimônio cultural. Mas, além de ícones culturais, a Cidade Maravilhosa também coleciona boatos. Conheça 7 alertas falsos que já assustaram os cariocas.  

A “Cidade Maravilhosa”, como é carinhosamente conhecida, se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil. Considerado o cartão-postal brasileiro, o Rio de Janeiro coleciona ícones culturais, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e as praias de Copacabana e Ipanema

A capital é campeã de audiência no blog via WhatsApp. Não é à toa que a Cidade Maravilhosa ganhou fama de “queridinha” no Boatos.org. Mas, além da fama e simpatia, o Rio de Janeiro também é conhecido pela violência. Apesar das mazelas, os boatos só servem para aumentar a sensação de insegurança. Por isso, separamos sete alertas falsos para você ficar por dentro do que é mentira e do que não é. Confere aí.

1 – Túnel Marcello Alencar corre risco de cair

Recentemente começou a circular no WhatsApp e Facebook um alerta de que o túnel Marcello Alencar, que liga a região central da cidade à região rodoviária da cidade, estava com um grave vazamento e pode ruir a qualquer momento. Claro que a mensagem deixou muita gente preocupada com a situação. Mas, a verdade é que essa informação não procede. Leia mais sobre o boato aqui. 

2 – Tiroteio no túnel Marcello Alencar

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Além de mensagens, vídeos falsos também circularam na internet. Um deles dava conta de um tiroteio no túnel Marcello Alencar. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o tiroteio teria ocorrido “ontem a noite” no local. Porém o vídeo é falso. As imagens são fruto de uma gravação de uma cena de novela. Leia mais sobre o boato aqui. 

3 – Ponte Rio-Niterói está com rachadura

Imagens registradas por um funcionário da ponte Rio-Niterói chamou atenção da internet. A foto mostrava rachaduras na ponte Rio-Niterói. Segundo o alerta, a imagem anunciava uma tragédia. A história não era nova e, ao contrário do que se imagina, não tinha nada a ver com rachadura. Leia mais sobre o boato aqui. 

4 – Bomba no metrô

Essa história surgiu com o áudio de um homem deixando um alerta: as estações de metrô da Pavuna e Central do Brasil estão ameaçadas por bombas e dinamites. Nem precisamos dizer que muita gente ficou com medo. Mas, a verdade é que essa história possui os furos clássicos de boatos. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – Toque de recolher na Tijuca

No mundo da boataria, os alertas sobre toque de recolher são muitos comuns. A história dava conta de um toque de recolher vai acontecer “hoje” a partir das 22h. Acontece que a mensagem contemplava todos os elementos de um boato. Além disso, a história foi desmentida pela própria Polícia Militar. Leia mais sobre o boato aqui. 

6 – Golpe do perfume

O próximo boato da lista é sobre uma nova modalidade de crime: o golpe do perfume. De acordo com as informações repassadas pela internet, um homem aborda mulheres, faz elas cheirarem perfumes, as intoxica e depois realiza estupros na Penha. O caso, que viralizou no WhatsApp e Facebook, dava conta do relato de “uma conhecida”. Mais um vez, o alerta não passava de mais um falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui. 

7 – Fábrica de mendigos

O último alerta da lista dá conta de uma fábrica de mendigos. Isso mesmo, segundo a denúncia, as pessoas estavam comprando produtos para se disfarçarem de mendigos e pedir dinheiro nas ruas. O esquema teria sido desmentido por uma câmara escondida do telejornal JS. Apesar da história ter causado revolta em muita gente, ela é inteiramente falsa e literalmente uma piada. Leia mais sobre o boato aqui.