Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Aeronáutica abre inscrições para concurso para tenente temporário em 1º de abril #boato

Aeronáutica abre inscrições para concurso para tenente temporário em 1º de abril #boato

Atualização em 15/04: A Aeronáutica abriu um concurso com inscrição entre 08/04/2019 e 21/04/2019. Ou seja: há concurso, mas as informações (inclusive o link) que circulavam online estavam erradas. Com isso, mantemos o desmentido sobre o “concurso em 1º de abril”, mas ressaltamos que há um concurso que foi aberto no dia 8 de abril. 

Atualização em 01/04: Conforme havíamos adiantado, o concurso não consta no link. Apesar de o edital falando de inscrições no dia 1º de abril circular em PDF no WhatsApp, não está em fontes oficiais. Ou seja: mesmo que seja possível que haja um concurso em breve, o fato é que a mensagem que viralizou na internet é mesmo falsa. Sendo assim, leia o desmentido do Boatos.org.

Atualização em 30/03: Nos foi enviado, por alguns leitores, um documento que seria o do edital do concurso. Não achamos o edital publicado em local algum. Enquanto estamos averiguando a veracidade do documento (que tem regras diferentes da mensagem apresentada como, por exemplo, o tempo de trabalho), resolvemos retirá-lo da página inicial do site e ocultar temporariamente das nossas redes, mas manter o link. Vale dizer que na data de apuração não encontramos qualquer anúncio sobre a convocação no site citado da FAB (que, inclusive, está fora do ar). Caso se confirme o concurso, voltaremos aqui e faremos uma errata. Obrigado. Segue texto original publicado em 28/03/2019. 

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Boato – A Aeronáutica vai abrir inscrições para um concurso sem provas para tenente temporário no dia 1º de abril. É uma excelente oportunidade de emprego.

Em um país com mais de 12 milhões de desempregados, o que não falta é gente desesperada atrás de uma ocupação. E nesse sentido a internet pode ser uma aliada. Ou poderia, se não fosse o gigante número de “barcas furadas” que circulam por aí.

A mais nova aponta que a Aeronáutica abriu um processo seletivo sem prova para tenente. De acordo com a mensagem (viral no Facebook e WhatsApp), o salário seria de R$ 7 mil e as inscrições (abertas para diversas áreas) abririam no dia 1º de abril de 2019. Leia a mensagem (que, ao final, tem um link para uma página da FAB):

EXCELENTE OPORTUNIDADE DE EMPREGO!!! SEJA TENENTE TEMPORÁRIO DA AERONÁUTICA SEM PRESTAR PROVA!!! Estou aqui pra informar que a partir do dia 1º de abril, até o dia 11 de abril, estarão abertas as inscrições para a convocação de Oficiais Temporários da Aeronáutica!!! Salário R$ 7.000,00 aproximadamente. O tempo máximo que você poderá trabalhar: 8 anos!!!

Como eu disse, NÃO TEM PROVA escrita para ser aprovado…o processo de escolha será feito através de análise do seu currículo! Após uma seleção, você fará apenas um teste físico, um teste psicológico e um exame de saúde. Você tem que ter menos de 45 anos e ter NÍVEL SUPERIOR em uma das seguintes áreas:

– Administração; – Análise de Sistemas; – Arquitetura; – Arquivologia; – Biologia; – Biblioteconomia; – Capelão Católico; – Capelão Evangélico; – Ciências Atuárias; – Ciências Contábeis; – Direito; – Economia; – Educação Física; – Enfermagem; – Engenharia em Agrimensura; – Engenharia Agrônoma; – Engenharia Ambiental; – Engenharia Cartográfica; – Engenharia Civil; – Engenharia Clínica; – Engenharia da Computação; – Engenharia Elétrica; – Engenharia Eletrônica; – Engenharia Mecânica; – Engenharia de Metalurgia; – Engenharia de Produção; – Engenharia Química; – Engenharia de Segurança do Trabalho; – Engenharia de Telecomunicações; – Estatística; – Fisioterapia; – Fonoaudiologia; – História; – Jornalismo; – Museologia; – Nutrição; – Pedagogia; – Psicologia Clínica; – Psicologia Educacional; – Psicologia Organizacional; – Relações Públicas; – Serviço Social; – Terapia Ocupacional;

É uma EXCELENTE oportunidade pra quem está precisando ou sempre quis ser militar! SEM PROVAS, somente análise de currículo…! Garantam já a sua vaga! Rsrs E DIVULGUÉM para seus amigos e familiares! Pouca gente sabe dessa oportunidade!!! Interessados acessem o site: http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br/detalhes_convocacao.php

Aeronáutica abrirá inscrições para concurso para tenente temporário no dia 1º de abril?

Muita gente compartilhou a informação na internet. A prova disso está na dificuldade que tivemos para acessar o site da FAB linkado na mensagem. Mas será mesmo que a tal oferta de vagas é real? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo para vocês.

Dois motivos já nos fizeram desconfiar da história. O primeiro deles está na própria mensagem. Além de ter diversas características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento), ela é de um tema já manjado em fake news. Até hoje, temos que desmentir o “textão” das vagas na Engemax (mais detalhes no vídeo abaixo), um boato na mesma pegada dessa das vagas.

O segundo está no fato de que, ao clicarmos (e insistirmos porque o site está congestionado) no link citado pela mensagem, não há nada sobre o tal concurso. A página (em 28/03/2019) é de um processo seletivo para formados em magistério. Como não é uma página estática (está sempre sendo atualizada), é possível que em outros períodos abrigava outros concursos.

Já com base nessas desconfianças, resolvemos buscar mais detalhes do tal concurso. Como era de se esperar, nada encontramos nas páginas da FAB, no site da Aeronáutica ou mesmo em sites especializados em concursos públicos. Em um desses sites, há uma lista de concursos abertos nas Forças Armadas. E, mais uma vez, nada achamos sobre a tal convocação de tenentes temporários.

Ao buscar pelo histórico desse tipo de concurso, descobrimos que houve um processo aberto e cancelado em novembro do ano passado (com características diferentes da apresentada na mensagem) e é possível que um novo processo abra em breve. Mas, por enquanto, não há nada marcado para a sugestiva data de 1º de abril.

Resumindo: a história que aponta que há vagas de emprego para tenente temporário na Aeronáutica e que você tem que se inscrever no tal link é falsa. Não passa de (pelo menos por enquanto) mais um boato sobre vagas de emprego que circula na web.

Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.