Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Apenas 8 estados sustentam o Brasil enquanto 18 estados exploram o país #boato

Apenas 8 estados sustentam o Brasil enquanto 18 estados exploram o país #boato

Apenas 8 estados sustentaram o Brasil enquanto 18 estados exploraram o país, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estudo mostra que 8 estados sustentam o país, enquanto 18 deles arrecadam menos do que recebem e estão explorando o Brasil.

A economia tem se tornado um assunto cada vez mais comentado no país. Atualmente, as coisas não andam lá muito boas: o preço da gasolina alto, o valor da carne nas alturas, a perspectiva de crescimento do PIB não tão boa…

O fato é que todo mundo quer ter uma opinião sobre a situação econômica do Brasil. Com isso, vão atrás de leituras e informações que possam embasar esses pensamentos. E na internet, um post sobre a relação econômica entre os estados está chamando a atenção.

Segundo a publicação, apenas 8 estados estariam sustentando o Brasil, enquanto 18 estariam explorando o país. A postagem ainda mostra números da quantia que cada estado repassaria para o estado e receberia do mesmo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Estados que sustentam o Brasil e os que o exploram. Pasmem! Tínhamos esse sentimento. Entretanto não sabíamos da veracidade desses números, cujas diferenças são astronômicas . Dá para fazer uma boa reflexão acerca da situação econômica e social das regiões, bem como o uso pelo poder político da situação.E ainda querem criar mais estados no Brasil.

Na federação norte-americana, a regra básica foi que para entrar na União, o Estado produzisse riquezas e fosse auto-suficiente… E aqui, existe regra? Veja abaixo quanto cada Estado recebe e repassa ao Governo Federal (via arrecadação de Impostos ). Depois faça as contas e veja quem sustenta quem? É assustador… O Brasil que trabalha… […]

Maranhão – O que recebe mais esmola, seguido da Bahia e do Pará.
E a conta só não está mais feia porque não listamos Brasília, a CAPITAL DOS “ALI-BABÁS”… Agora você entende porque a popularidade “deles“, lá em cima, é muito alta?

Dos estados da federação: a) 18 = Dão prejuízo, só recebem e mordem o esforço dos outros b) 08 = Dão Lucro (Pagam para os outros Viverem numa boa). Divulgue a seus amigos. Eles também devem conhecer.

Apenas 8 estados sustentaram o Brasil enquanto 18 estados exploraram o país?

A informação gerou um verdadeiro burburinho nas redes sociais e deu o que falar entre os internautas. Mas será que essa história de que apenas 8 estados sustentariam o país e 18 gastariam mais do arrecadariam é verdade? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para realizar a apuração, nossa equipe precisou fazer duas coisas: a primeira delas foi buscar a fonte da tese e a segunda foi analisar a metodologia dela.

Pois bem, descobrimos que tudo começou em 2009, com essa publicação do site Mises Brasil. A ideia original da postagem era mostrar a quantia que cada estado pagou de impostos federais em compará-lo com a quantia que cada estado recebeu de transferência de recursos federal. Os impostos calculados foram de importação e exportação, PIS/PASEP, IOF, CPMF, entre outros.

Após a publicação do texto com a tabela de informações, um texto atacando os estados que seriam sustentados pelo país surgiu na rede. E aí temos o primeiro ponto: essa, talvez, não seja a melhor forma de mostrar a relação entre os estados e o governo federal.

Por quê? Porque toda essa tese se baseia em um modelo de outro país, no qual os estados seriam independentes. Vale ressaltar que, no Brasil, isso não funciona assim, uma vez que esse modelo pode acentuar ainda mais problemas que já existem, como o aumento da desigualdade entre os estados e o fomento aos fluxos migratórios.

Além disso, a tese não leva em conta que tenha existem estados que recebem muito, mas gastam muito também. Prova disso é que muitos dos estados considerados superavitários na tabela original, hoje, vivem uma situação financeira caótica, como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que vivem uma crise econômica bastante complicada. Ou seja, não se trata apenas de arrecadar, mas também de gastar.

Outro detalhe bastante importante é que nem todos os impostos estaduais e municipais são repassados ao governo federal. O IPTU, o IPVA e o ICMS, por exemplo, sequer saem dos estados. Eles ficam nos municípios e no próprio estado. Isso já derruba a tese de que os estados repassam tudo ao governo federal.

O terceiro ponto é que mesmo que levemos em conta o cálculo, os números que estão circulando não valem mais. Nosso editor Edgard Matsuki, inclusive, fez um gráfico atualizado dos números. Após buscar pelos dados de 2018 de arrecadação de cada estado e também valores recebidos do governo federal, chegamos ao seguinte resultado:

Como é possível observar, na verdade, temos apenas 9 estados com o valor arrecadado menor do que o valor de transferência de recursos (e não 18, como sugere o texto). Isso mostra o quanto os números estão desatualizados.

Em resumo: a história que diz que 8 estados sustentam o país e 18 estão explorando o Brasil é falsa! A metodologia utilizada se baseia em um modelo de outro país. Além disso, a tese também não leva em conta a quantia gasta por cada estado e os valores da tabela, publicada em 2009, estão desatualizados. Ou seja, puro #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2rJGq2y