Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 30 mil presos serão soltos no Complexo de Bangu por causa do benefício de Lula #boato

30 mil presos serão soltos no Complexo de Bangu por causa do benefício de Lula #boato

30 mil presos serão soltos no Complexo de Bangu por causa do benefício de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Funcionários do Desipe estão fazendo serviço extra porque 30 mil presos serão soltos no Complexo de Bangu nos próximos dias por causa do fim da prisão em segunda instância, benefício também dado a Lula.

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu da sede da Polícia Federal em Curitiba, local onde estava preso desde abril de 2018, a internet não parou de receber notícias falsas. Assim como tantas outras, a última fala sobre a soltura de presos.

De acordo com uma mensagem que circula online, um funcionário do Desipe alertou que os funcionários estão de serviço extra porque muitos presos estão sendo liberados graças ao fim da prisão obrigatória após condenação em segunda instância (chamado no texto de “benefício dado ao pilantra do Lula”).

A mensagem aponta que 1.600 presos serão soltos hoje por causa do benefício. Ao todo, 30 mil seriam soltos durante a semana. Junto ao texto, há um vídeo com muitos presos “comemorando a soltura” e cantando “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Leia mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

ALERTA! Um colega do Desipe está tirando serviço extra hoje no complexo de Bangu. Só hoje serão soltos 1.600 presos devido ao benefício dado ao pilantra do Lula. 1.600 só hoje! Pasmem, serão soltos ao longo da semana 30.000 presos. Isso mesmo: 30 mil!

30 mil presos serão soltos no Complexo de Bangu por causa do benefício de Lula?

Muita gente compartilhou a informação por aí e ficou “revoltada” com o número de presos que iriam para as ruas. Se você foi uma dessas pessoas, fique tranquilo. Isso porque a mensagem que está circulando por aí é falsa. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem nos deixou desconfiados da veracidade, além de ter as principais características de boatos online (é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis), o texto fala de órgãos que não existem mais. O que chamam de Desipe é, na realidade, Seap (Secretaria de Administração Penitenciária). O que chamam de Complexo de Bangu é, na realidade, Complexo de Gericinó.

Para além disso, o número apresentado de “30 mil presos” que serão soltos se mostra falso por um motivo. Estudos apontam que o número de presos que podem ser beneficiados com o fim da prisão em segunda instância no Brasil é de 4.800. Ou seja: o número apresentado na mensagem para um local é maior do que toda expectativa para o país. Logo, é fantasioso.

Por fim, a imagem. O vídeo que mostra os presos cantando “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” é fruto de uma montagem. Como explicamos neste artigo no Boatos.org, a filmagem foi feita no Rio Grande do Norte em 2016. Ou seja: nada tem a ver com a decisão do STF ou com Lula.

Resumindo: a história que aponta que 30 mil presos serão soltos no Complexo de Bangu por causa da decisão do STF que beneficiou Lula é falsa. Os nomes não batem, os números não batem e o vídeo que circula como “prova” é uma montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/33KpUO3